OS CAMINHOS DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Deise Santos do Nascimento Universidade Federal do Ceará
  • Gustavo Henrique de Araujo Freire Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão a cerca da Ciência da Informação, contextualizando o momento de sua criação enquanto área de conhecimento, focando nos eventos importantes que surgiram no período pós II guerra mundial. Analise a expansão dessa ciência na sociedade da informação e as implicações a partir da inserção das tecnologias de comunicação da informação. Destaca a contribuição de outras ciências, na construção de suas teorias e na conceituação de seu objeto de estudo. Analisa a relação com a Biblioteconomia especificamente com os processos de organização e tratamento da informação, e expõe alguns teóricos que contribuem para a consolidação da área. Palavras-chave: Ciência da Informação. Informação. Fundamento da Ciência da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Santos do Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Professora Assistente no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri; Discente no Curso de doutorado do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação- PPGCI/UFPB.

Gustavo Henrique de Araujo Freire, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação- PPGCI/UFPB

Referências

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Correntes Teóricas da Ciência da Informação. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 38, n. 3, p.192-204, set/dez., 2009.

______. Condições Teóricas Para a Integração Epistemológica da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia na Ciência da Informação. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 2, n. 2, p. 19-41, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://revistas.ffclrp.usp.br/incid/article/view/55/pdf>. Acesso em: 07 de jul de 2013

BARRETO, Aldo de Albuquerque. Uma história da ciência da informação. In. TOUTAIN, Lídia Maria Batista Brandão. Para entender a Ciência da Informação (Org.) Salvador : EDUFBA, 2007, p. 13-34.

BURKE, Peter. Uma Historia Social do Conhecimento II: da Enciclopédia à Wikipédia. Rio de Janeiro, Zahar, 2012.

CAPURRO, Rafael. Epistemologia e Ciência da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., Belo Horizonte, 2003. Anais... Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2003. Disponível em: http://www.capurro.de/enancib_p.htm. Acesso em 07de jul. 2013.

FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo; FREIRE, Isa Maria. Introdução à Ciência da Informação. João Pessoa: Universitária da UFPB, 2010.

FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo; SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. A configuração do campo da Ciência da Informação: marcas de uma identidade. Informação e Sociedade: estudos, João Pessoa, v.22, p. 161-174, número especial, 1012.

FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo. Ciência da Informação: temática, histórias e fundamentos. Perspectiva em Ciência da Informação. Belo Horizonte, v.11 n.1, p. 6-19, jan./abr. 2006.

FROHMANN, Bernard. O caráter social, material e público da informação. In: FUJITA, M.S.L., MARTELETO, R. M., LARA, M.L.G. de. A dimensão epistemológica da Ciência da Informação e suas interfaces técnicas, políticas e institucionais nos processos de produção, acesso e disseminação da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica Ed.; Marília: Fundepe Ed., 2008, p. 17-34.

GOMES, Hagar Espanha. (Org). Ciência da informação ou informática. Rio de Janeiro: Calunga, 1980. p. 53-69. (Série Ciência da Informação).

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, Maria Nélida. Para uma reflexión epistemológica sobre la ciência de la información. Signo y Pensamiento. Bogotá. v. 26, n. 50. p. 46-61.ene./jun. 2007.

GUIDDENS, Anthony. As Consequências da Modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

LECOADIC, Yves-François. A Ciência da Informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.

MATHEUS, Renato Fabiano. Rafael Capurro e a Filosofia da Informação: abordagens, conceitos e metodologias de pesquisa para a Ciência da Informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 10 n. 2, p. 140-165, jul./dez. 2005.

PINHEIRO, Lena Vânia Ribeiro. Campo Interdisciplinar da Ciência da Informação: fronteiras remotas e recentes. In ______. Ciência da Informação, Ciências Sociais e Interdisciplinaridade. Brasília: IBICT, 1999. p. 155-182.

RABELLO, Rodrigo. A Ciência da Informação como objeto: epistemologias como lugar de encontro. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 17, n.1, p.2-36, jan./mar. 2012.

SARACEVIC, Tefko. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996.

Downloads

Publicado

2014-07-18

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO