COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NA FORMAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO

Autores

  • Ivan Cláudio Pereira Siqueira Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes Departamento de Biblioteconomia e Documentação
  • Jéssica Câmara Siqueira FFLCH-USP

Resumo

Considerando os crescentes esforços nacionais que buscam oferecer subsídios para a compreensão da diversidade de fenômenos que permeia o complexo processo de formação dos profissionais da informação, este estudo apresenta os resultados de investigação sobre as convergências entre as competências e habilidades sugeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Biblioteconomia e os Trabalhos de Conclusão de Curso apresentados entre 2003 e 2012 no Curso de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Trata-se de um estudo de caso cuja metodologia combina elementos exploratórios e coleta de dados visando também iluminar perfis de aderência das temáticas expressas nos TCC às linhas de pesquisa dos orientadores (PPGCI-ECA), às temáticas do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação e ao Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. PALAVRAS-CHAVE: Biblioteconomia. TCC. Diretrizes Nacionais Curriculares. CBBD. ENANCIB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Cláudio Pereira Siqueira, Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes Departamento de Biblioteconomia e Documentação

CDB - Departamento de Biblioteconomia e Documentação Área - Competência Informacional

Jéssica Câmara Siqueira, FFLCH-USP

Doutorando em Letras pela FFLCH/USP Mestre em Ciência da Informação PPGCI-ECA Bacharel em Biblioteconomia - ECA/USP

Referências

ALMEIDA, N. B. F. A Biblioteconomia no Brasil – análise dos fatos históricos da criação e do desenvolvimento do ensino. (Dissertação). Mestrado em Ciência da Informação, Brasília, 2012. Brasília: Universidade de Brasília, 2012.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais [do curso de Biblioteconomia]. Brasília: Ministério da Educação, 2001.

BRASIL. Lei N° 4.084, de 30 de junho de 1962. Dispõe sobre a profissão de Bibliotecário e regula seu exercício. Lex: Coletânea de Legislação e Jurisprudência. Brasília, 30 jun. 1962.

BRASIL. Classificação Brasileira de Ocupações – CBO. Brasília: Ministério do Trabalho e do Emprego, 2013.

CASTRO, C. História da biblioteconomia brasileira. Brasília: Thesaurus, 2000.

CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – CBBD. História do CBBD. São Paulo: FEBAB, 2013. Disponível em: <http://xxvcbbd.febab.org.br/historia-da-cbbd/>. Acesso em: 20 dez. 2013.

CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA. Profissão. Brasília: CFB, [2013]. Disponível em: <http://www.crb3.org.br/carreira.php?codigo=11>. Acesso em: 20 dez.2013.

ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – ENANCIB. Grupos de trabalho. [São Paulo]: ANCIB, 2012. Disponível em: <http://www.enancib2012.icict.fiocruz.br>. Acesso em: 20 dez. 2013.

FUJITA, M. S. L. Organização e representação do conhecimento no Brasil: análise de aspectos conceituais e da produção científica do ENANCIB no período de 2005 a 2007. Revista Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 1, n. 1, 2008. Disponível em: <http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/4/13>. Acesso em: 20 dez. 2013.

FUVEST. Manual do candidato 2014. São Paulo: Fundação Universitária para o Vestibular, 2014.

NUNES, M. S. N.; CARVALHO, B. A. Análise do GT6 (Informação, Educação e Trabalho) da ANCIB nos anos 2009 a 2011: autores, temas e metodologias. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., Rio de Janeiro, 2012. Anais... Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2012.

RAMOS, G. Vidas secas. São Paulo: Record, 1986.

RODRIGUES, M. E. F; GUIMARÃES, J. A. C. A dimensão pedagógica da pesquisa nos cursos de Biblioteconomia do Mercosul: reflexões de uma trajetória de harmonização curricular. Transinformação, Campinas, v.15, n.2, p. 149-163, maio/ago., 2003.

RUSSO, L. G. M. A biblioteconomia brasileira. Rio de Janeiro: INL, 1966.

SAITO, E. História e memória do departamento de Biblioteconomia da ECA/USP: uma reflexão nas comemorações de 40 anos de criação do curso de graduação em Biblioteconomia. (Trabalho de Conclusão de Curso) Bacharel em Biblioteconomia. São Paulo, 2006. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2006.

SILVA, J. F. M.; MOREIRO GONZÁLES, J. A.; VERGUEIRO, W. C. S. O mercado de trabalho na área da Informação e Documentação Jurídica: o cenário da cidade de Madrid, Espanha. Revista CRB-8 Digital, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 34-48, set. 2009. Disponível em: <http://revista.crb8.org.br>. Acesso em: 20 dez. 2013.

SILVA, L. G. F.; KRUEL, I. R. P.; e SANTOS, J. P. Ensino de biblioteconomia no Brasil: problemas e perspectivas. Porto Alegre: ABEBD, 1990.

SIMÕES, A. C.; ROCHA, M. M. Tendências temáticas da produção científica do curso de biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba de 2001 a 2010. Biblionline, João Pessoa, v. 8, n. esp., p. 235-249, 2012.

TÁLAMO, M. F. G. M. Revisão Curricular: princípios utilizados para a elaboração do currículo pleno. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1992. [Documento interno do CBD].

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Júpiter: Sistema de Graduação. [Grade horária do Curso de Biblioteconomia]. São Paulo: USP, 2014a.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. [Área de Concentração]. São Paulo: USP, 2014b.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. [Relatório do Curso de Biblioteconomia]. São Paulo: USP, 2007.

Downloads

Publicado

2014-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO