OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA BIBLIOTECONOMIA NO BRASIL: um olhar sobre o LTi

Autores

  • Daiana Basilio da Silva
  • Patrícia Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Giovanna Guedes

Resumo

O ensino-aprendizagem vem sofrendo diversas mudanças no que se refere ao surgimento de recursos tecnológicos no processo de educação, com intuito de promover uma inter-relação com os alunos no decorrer do seu aprendizado. Entende-se como primordial, a formulação de metodologias de ensino que utilizem recursos para facilitar os processos de aprendizagem, visando praticidade e eficiência, e inserindo as inovações tecnológicas presentes cada vez mais em diversos setores da sociedade contemporânea. Considerado como um tipo de software educacional, os objetos de aprendizagem (OA) se caracterizam como recursos facilitadores no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, apresenta-se pesquisa desenvolvida com o objetivo de identificar objetos de aprendizagem como recurso pedagógico no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, Brasil, tendo como foco o Laboratório de Tecnologias Intelectuais (LTi), um projeto de pesquisa, ensino e extensão desenvolvido no âmbito do Departamento de Ciência da Informação (DCI/UFPB), que favorece ações para facilitar o acesso livre à informação científica e tecnológica, de modo a promover reflexões e propiciar competências em tecnologias intelectuais de produção, comunicação e uso dessa informação. A metodologia se concentra na abordagem descritiva e exploratória, com o uso do método observatório. A partir dos dados coletados, conclui-se que os projetos hospedados no site do LTi se enquadram dentro dos características e classificações dos Objetos de Instrução mencionados na literatura de AO, demonstrando que o Laboratório se constitui em uma plataforma disponibilizadora de meios que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem com recursos pedagógicos para o ensino da Biblioteconomia, cooperando para que haja interação contínua no processo info-educacional. Palavras-chaves: Objetos de Aprendizagem. Recursos Tecnológicos. Biblioteconomia. Laboratório de Tecnologias Intelectuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiana Basilio da Silva

Bibliotecária formada pela Universidade Federal da Paraíba.

Patrícia Silva, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

Maria Giovanna Guedes

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

Referências

ARAUJO, V.M.R.H. de. Sistemas de recuperação da informação: nova abordagem teórico-conceitual. 1994. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura). Rio de Janeiro: Escola de Comunicação/UFRJ, 1994.

ASSMANN, H. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 2, p. 7-15, maio/ago. 2000.

AUDINO, D. F; NASCIMENTO, R. F. Objetos de aprendizagem: diálogos entre conceitos e uma nova proposição aplicada à educação. Revista Contemporânea de Educação, v. 5, n. 10, p. 128-148, jul./dez., 2010.

BARROS, Aidil Jesus Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia cientifica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice, 2007.

DELORS, J. Educação um tesouro a descobrir. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

FLÔRES, Maria Lucia Pozzatti. Metodologia para criar objetos de aprendizagem em matemática usando combinação de ferramenta de autoria. 2011. 140 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

FREIRE, I. M.; FARIAS, M. G. G. Um olhar para a ciência e seu discurso: reflexão sobre a característica social da Ciência da Informação. In: VI Encontro Ibérico EDICIC 2013. (Org.). Globalização, ciência, informação: Atas. 1ed. Porto-Portugal:

CETAC.MEDIA e Universidad de León, 2013, v. 1, p. 51-63.

FREIRE, Isa Maria, et al. Ações de pesquisa e extensão no projeto laboratório de tecnologias intelectuais. TransInformação, Campinas, v. 23, n. 2, p.127-138, maio/ago., 2011.

______. Sobre o regime de informação no laboratório de tecnologias intelectuais – Lti. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 4, n. 1, p. 70-86, jan./jun. 2013.

______. Acesso à informação e identidade cultural: entre o global e o local. Ci. Inf., Brasília, v. 35, n. 2, p. 58-67, maio/ago. 2006.

______; ARAÚJO, Wagner Junqueira de; SILVA, Alba Lígia de Ameida. Tecnologias para competências em informação na web. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 17, n. 35, p.75-96, set./dez., 2012.

GAMA, Carmem Lúcia Graboskida. Método de construção de objetos de aprendizagem com aplicação em métodos numéricos. Curitiba. 2007.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

HIRANO, Sedi (Org.). Pesquisa social: projeto e planejamento. 2. ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 1998.

JONASSEN, D. H. Computadores, Ferramentas Cognitivas: desenvolver o pensamento crítico nas escolas. Porto: Porto Editora, 2007

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo : Atlas, 2003.

LONGMIRE, W. A Primer on Learning Objects ASTD Learning Circuits. 2001. Disponivel em: <http://www.learningcircuits.org/mar2000/primer.html>. Acesso em: 10 ago. 2013.

PALLOF, R; PRATT, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes online. Porto Alegre: Artmed, 2005.

TAKAHASHI, T. (Org.). Sociedade da Informação no Brasil: livro verde. Brasília : Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

VALENTE, José Armando. A espiral da aprendizagem e as tecnologias da informação e comunicação: repensando conceitos. In: JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo (Org.). A tecnologia no ensino: implicações para a aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. p. 15-37.

Downloads

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA