Preservação digital: um diagnóstico da literatura especializada brasileira
Resumo
A proposta desse estudo é conhecer e analisar o que se produz sobre preservação digital no país a partir da literatura especializada nacional em Ciência da Informação. A preservação digital que é uma área que surge da necessidade de desenvolver conhecimento teórico e prático para realizar ações contínuas de manutenção da informação digital, devido a sua inerente fragilidade física e a obsolescência de hardware, softwares, formatos de arquivo (extensões) e mídias de armazenamento que são necessários para a correta interpretação e visualização dos bits que formam um objeto digital. Tendo como ponto de partida as perguntas O que preservar?, Para que preservar?, Como e Quem deve preservar? Examina os periódicos indexados pela Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) e os Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação (ENANCIB) para se descobrir até que ponto essas questões estão refletidas na literatura nacional. Busca identificar os autores da área, o histórico do tema e descobrir se há inciativa que levem a cabo a premissa de salvar o patrimônio digital para as futuras gerações. Revela, portanto, a predominância da abordagem teórica e a incipiência de ações práticas brasileiras.Downloads
Referências
BATTLES, Matthew. Perdidos nas estantes. In:______. A conturbada historia das bibliotecas. São Paulo: Planeta do Brasil, 2003. p. 190-211.
CONWAY, Paul. Preservação no universo digital. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, 2001. 34 p.
FERREIRA, Miguel. Introdução à Preservação Digital: conceitos, estratégias e actuais consensos. Guimarães, Portugal: Escola de Engenharia da Universidade do Minho, 2006. Disponível em: <http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5820/1/livro.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2015.
LE GOFF, Jacques. Memória. In: ROMANO, Ruggiero. Enciclopédia Einaudi, v.1 - Memória-História. [Lisboa]: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, c1984. p. 11-50.
MÁRDERO ARELLANO, Miguel Ángel; ANDRADE, Ricardo Sodré. Preservação digital e os profissionais da informação. DataGramaZero, v. 7, n. 5, out. 2006.
______. CARINIANA: uma rede nacional de preservação digital. Ciência da Informação, v. 41, n. 1, 2012.
______. Preservação de documentos digitais. Ciência da Informação, v. 33, n. 2, maio/ago. 2004, p. 15-27.
SAYÃO, Luís Fernando. Preservação digital no contexto das bibliotecas digitais: uma breve introdução. In: MARCONDES, Carlos Henrique; KURAMOTO, Hélio; TOUTAIN, Lídia B.; SAYÃO, Luís Fernando (orgs.). Bibliotecas digitais: saberes e práticas. Salvador: EDUFBA; Brasília: IBICT, 2006, p.113-143.
______. Repositórios digitais confiáveis para a preservação de periódicos eletrônicos científicos. PontodeAcesso, Salvador, v. 4, n. 3, dez 2010.
______. Uma outra face dos metadados: informações para a gestão da preservação digital. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v.15, n.30, 2010.
SILVEIRA, Fabrício José Nascimento da. Biblioteca, memória e identidade social. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 15, n. 3, set./dez. 2010.
THOMAZ, Katia P.; SOARES, Antonio José. A preservação digital e o modelo de referência Open Archival Information System (OAIS). DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v.5, n.1, fev. 2004.
______. Documentos eletrônicos de caráter arquivístico: fatores condicionantes da preservação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 10, n. 1, jan./jun. 2005, p. 34-53.
______. Estudo qualitativo-descritivo para identificação de fatores condicionantes da preservação digital. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2005, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2005.
______. Gestão e preservação de documentos eletrônicos de arquivo: Revisão de literatura - Parte 1 / Electronic record: problem evolution – Part 1. Arquivística.net, v. 1, n. 2, jul./dez. 2005, p. 8-30.
______. Gestão e preservação de documentos eletrônicos de arquivo: revisão de literatura parte 2. Arquivística.net, v. 2, n. 1, jan./jul. 2006, p. 114-131.