Uma análise da Ciência da Informação brasileira no contexto da interdisciplinaridade

Autores

  • Izabel Lima dos Santos Universidade Federal do Ceará
  • Wagner Chacon Universidade Federal do Ceará. Departamento de Ciências da Informação.
  • Jefferson Veras Universidade Federal do Ceará. Departamento de Ciências da Informação.

Resumo

Analisa perspectivas e limitações interdisciplinares da Ciência da Informação brasileira, no contexto especifico dos trabalhos apresentados, nos anos de 2003 e 2012, no GT 1 – Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação, do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Para tanto se realizou revisão de literatura referente ao histórico da área de Ciência da Informação. Apresentam-se, também, os principais aspectos do debate sobre a interdisciplinaridade. A partir desse referencial, buscou-se analisar em que medida a Ciência da Informação brasileira faz uso dos conhecimentos específicos de outras áreas para sua construção epistemológica, ou seja, em que medida se dá a sua interdisciplinaridade. A metodologia adotada possui um caráter qualitativo e se consistiu na comparação do conteúdo exposto nos artigos integrante do recorte com as modalidades de interdisciplinaridade propostas por Heinz Heckhausen. A partir dessas comparações foi possível identificar as dicotomias e nuances existentes no discurso da Ciência da Informação no tocante a questão da interdisciplinaridade.

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Biografia do Autor

Izabel Lima dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Bibliotecária na Universidade Federal do Ceará

Wagner Chacon, Universidade Federal do Ceará. Departamento de Ciências da Informação.

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Biblioteconomia e Educação, com ênfase em Cognição e Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência da informação, educação, cognição e linguagem, planejamento e administração de centros de informação.

Jefferson Veras, Universidade Federal do Ceará. Departamento de Ciências da Informação.

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2007), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2010) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é professor 3° grau da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de mídia, culturas juvenis, processos comunicacionais e práticas informacionais.

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Publicado

2016-03-30

Edição

Seção

PESQUISA EM ANDAMENTO