O silêncio dos ouvintes: o bibliotecário capacitado e a comunicação com leitores surdos
Resumo
Aborda o bibliotecário capacitado em atender e comunicar com leitores surdos seguindo as “Diretrizes para serviços de biblioteca para surdos” (IFLA, 2000). Discute leis e normas que garantem a inclusão do surdo e os aspectos da comunicação como “troca de informações que podem levar à mudança” (MARTELETO, 1995, p. 17) Discorre sobre a Língua Brasileira de Sinais e também aborda a utilização de recursos tecnológicos e a adaptação do acervo da biblioteca. Objetiva levantar as habilidades e competências comunicacionais do bibliotecário. Três tentativas de entrevistar profissionais da saúde e um escritor apontam para as dificuldades de formação do bibliotecário capacitado, a dominação da cultura ouvinte sobre a surda e o silêncio encontrado que envolve o assunto.Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR – 9050. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: 2004.
BLIKSTEIN, I. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Editora Ática, p. 26-59, 1985.
BRASIL. Congresso Nacional: estatuto da pessoa com deficiência. Título III Da acessibilidade, art. 67, p.16.
BRASIL. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Art. 2º, I.
BRASIL. Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Art. 1º, p.23.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Educação Especial: Deficiência auditiva. Brasília: SEESP, 1997. Disponível em: <http://livros01.livrosgratis.com.br/me002295.pdf > acesso em: 2015-10-25.
BRASIL. Ministério do Trabalho e do Emprego. Classificação brasileira de ocupações. Disponível em <http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf > acesso em: 2015-10-10.
BUENO, José Geraldo S. Surdez, linguagem e cultura. Cadernos CEDES. Campinas, v.19 n.46, set. 1998.
CABRAL, Maria Luísa. Porquê ser bibliotecário. In: CABRAL, Maria Luísa. Bibliotecas acesso, sempre. Lisboa: Colibri, 1996, p.41-44.
CARVALHO, Rodrigo. Língua de Sinais Brasileira e Breve Histórico da Educação Surda. Revista virtual de cultura surda. Rio de Janeiro: Ed. 7, n. 2. 2007.
CHLOE. Dúvida sobre a grade curricular – LIBRAS. Mensagem pessoal recebida por em 2 de out. 2015.
CONEGLIAN, André Luís Onório; CASARIN, Helen de Castro Silva. Biblioteca inclusiva: perspectivas internacionais para o atendimento a usuários com surdez. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 7., 2006, Marília. Anais... Marília: UNESP, 2006.
FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES E INSTITUIÇÕES BIBLIOTECÁRIAS. Diretrizes para Serviços de Biblioteca para Surdos. IFLA relatórios profissionais, 2000.
FEITOZA, Rita de Cássia B. O voto e a Acessibilidade. Disponível em: <http://www.tre-sp.jus.br/arquivos/tre-ce-poema-acessibilidade/view > Acesso em: 02/10/2015.
HAYAKAWA, S. I. A linguagem no pensamento e na ação. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1977, p.9-39.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico 2010: características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.
MACHADO, Maria E. Análise curricular dos cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil: busca pela acessibilidade. 2012, 94 f. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, 2012.
MARTELETO, Regina Maria. Cultura, educação, distribuição social dos bens simbólicos e excedente informacional. INFORMARE - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Rio de Janeiro, v.l, n. 2, p. 11-23,jul./dez. 1995.
OTORRINOS, Hospital. Como funcionam os telefones para deficientes auditivos. Disponível em <http://www.otorrinoshospital.com.br/como-funcionam-os-telefones-para-deficientes-auditivos.html > acesso em 2015-11-02.
RAMOS, Clélia. LIBRAS: a língua de sinais dos surdos brasileiros. Revista virtual de cultura surda. 2004.
RIBEIRO, Larissa V. O papel do bibliotecário escolar na educação de surdos: promovendo o acesso a informação por meio da LIBRAS. 2012, 11 f. Faculdade de ensino superior Dom Bosco, 2012.
ROSA, Fabiano Souto. Literatura surda: criação e produção de imagens e textos. In: ETD - Educação Temática Digital, 2006. 7, 2, pp. 58-64. Disponível em <http://www.ssoar.info/ssoar/bitstream/handle/document/10158/ssoar-etd-2006-2-rosa-literatura_surda_criacao_e_producao.pdf?sequence=1 > acesso em 2015-09-12.
SACKS, Oliver W. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. Tradução Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das letras, 2010, p.15-19.
VILHALVA, Shirley. Despertar do silêncio. Rio de Janeiro: Editora Arara Azul, 2004.