Organização da informação e acessibilidade para usuários cegos em bibliotecas, arquivos, museus e web

Autores

  • Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque
  • Marckson Roberto Ferreira de Sousa
  • Ítalo José Bastos Guimarães Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Apresenta um panorama sobre a organização da informação em bibliotecas, arquivos, museus e web, com o objetivo de identificar fatores que limitam o acesso à informação por parte dos usuários deficientes visuais e propor sugestões no processo de organização da informação e acessibilidade em diferentes contextos. A metodologia adotada foi um estudo exploratório realizado através de um levantamento bibliográfico em pesquisas sobre organização da informação e acessibilidade nas unidades informacionais. A pesquisa demonstrou que as instituições não estão preparadas para atender os deficientes visuais por não adotarem itens de acessibilidade. As principais barreiras identificadas estão relacionadas à falta de estrutura física nas unidades informacionais, ausência de tecnologia adequada e a incapacitação de profissionais nas áreas estudadas. Recomenda-se, portanto, às bibliotecas, arquivos, museus e profissionais da web a elaboração de estratégias para ouvir os usuários com deficiência visual, identificação das suas principais necessidades, realização de um planejamento das ações de melhoria, implantação de soluções viáveis e a avaliação da sua eficácia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque

Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba com Graduação em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco (1983), Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), Mestrado em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (1992) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Representação temática, Representação descritiva, Biblioteca Digital, Cultura Popular, Literatura Popular, Semântica Discursiva. Na graduação em Biblioteconomia ministra disciplinas em Representação Temática e Representação Descritiva. Na Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, ministra a disciplina Representação da Informação e do Conhecimento. Recebeu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade ? edição 2012, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ‐ IPHAN, em nível estadual, na categoria ?Pesquisa e Inventário de Acervos? com sua tese e recomendado ao prêmio em nível nacional. Obteve também o reconhecimento internacional de sua tese, sendo convidada pelo Consórcio CDU para participar da atualização da Classificação Decimal Universal.

Marckson Roberto Ferreira de Sousa

Doutor em Engenharia Elétrica na área de Processamento da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com pesquisa na área de Interfaces Humano-Computador. Mestrado em Engenharia Elétrica na área de Processamento da Energia pela Universidade Federal da Paraíba. Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharelando em Direito pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba. Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Editor-Gerente do Portal do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi. Líder do Grupo de Pesquisa Renovatio - Estudos sobre Arquitetura, Acesso, Uso e Aspectos Jurídicos da Informação. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPB, na linha de pesquisa de Memória, Organização, Acesso e Uso da Informação, e do Programa de Pós-graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes, na linha de pesquisa Gestão de Projetos e Tecnologias Emergentes. Na Pós-graduação trabalha especialmente os seguintes temas: Arquitetura da Informação; Usabilidade e Acessibilidade; Estudos de usuários; Tecnologias Emergentes; Aspectos Jurídicos na Internet.

Ítalo José Bastos Guimarães, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Ciência da Informação - UFPB.

Referências

ALEXANDER, D. How accessible are australian university WEB sites? In: AUSTRALIAN WORLD WIDE WEB CONFERENCE, 9, 2003, Australia. Proceedings of ausWeb03... Disponível em: <http://ausweb.scu.edu.au/aw03/papers/alexander3/paper.html>. Acesso: 11 ago. 2015.

ALVES, R. C. V. Web semântica: uma análise focada no uso de metadados. 2005. 180 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)–Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2005.

BATISTA, C.; ENUMO, S. Desenvolvimento humano e impedimentos de origem orgânica: O caso da deficiência visual. In H.A. Novo & M.C.S. Meneandro (Orgs.). Olhares diversos: estudando o desenvolvimento humano. Vitória: Programa de Pós-Graduação em Psicologia UFES, 2000.

BELLOTTO, H. L. Arquivologia: objetivos e objetos. Arquivo Boletim Histórico e

Informativo, São Paulo, n. 10, p. 9-20, 1989.

BRÄSCHER, M.; CAFÉ, L. Organização da informação ou organização do conhecimento? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA

INFORMAÇÃO, 9, 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2008. p.1-14.

BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Coordenação Geral do Sistema de Informações sobre a Pessoa com Deficiência. Cartilha do Censo 2010: pessoas com deficiência. Brasília: SDR-PR/SNPD, 2012.

_____. Decreto nº 3.298 de 20 de dezembro de 1999. 1999. Dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm>. Acesso em: 04 fev. 2015.

______. Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 dez. 2004.

______. Portaria Nº 3.128, de 24 de Dezembro de 2008. 2008. Define que as Redes Estaduais de Atenção à Pessoa com Deficiência Visual sejam compostas por ações na atenção básica e Serviços de Reabilitação Visual. Disponível em:<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt3128_24_12_2008.html>. Acesso em: 02 fev. 2015.

BRITO, P.; VEITZMAN, S. Causas da cegueira e baixa visão em crianças. Arq. Bras. Oftal. v.63, n.1, p.49-54, fev. 2000.

CAFÉ, L.; SALES, R. Organização da informação: conceitos básicos e breve fundamentação teórica. In: ROBREDO, J.; BRÄSCHER, M. (Org.). Passeios no bosque da informação: estudos sobre representação e organização da informação e do conhecimento. Brasília: IBICT, 2010. 335 p. ISBN 978-85-7013-072-3. cap. 6, p. 115-129. Edição eletrônica. Disponível em: <http://www.ibict.br/publicacoes/eroic.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2015.

CGI.br. Dimensões e características da web brasileira: um estudo do gov.br. 2010. Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br e Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br. Disponível em: <http://www.cgi.br/media/docs/publicacoes/2/cgibr-nicbr-censoweb-govbr-2010.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2015.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, M. (Org.). Cadernos da TV Escola: Deficiência Visual. Brasília: Mec. Secretária de Educação A Distância, 2000.

IBC. Instituto Benjamin Constant. Definindo a cegueira e a visão subnormal. 2005. Disponível em:<http://www.ibc.gov.br/?itemid=396>. Acesso em: 12 jan. 2015.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Disponível em:<ftp://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2010/Caracteristicas_Gerais_Religiao_Deficiencia/tab1_1.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2015.

JACINTO, S. de O. A biblioteca pública e os deficientes físicos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Nova Série, São Paulo, v.4, n.2, p. 89-104, jul/dez. 2008.

LAZZARIN, F. De olho no OPAC da biblioteca universitária: avaliação sobre e-acessibilidade e arquitetura da informação para Web com a interação de usuários cegos. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Paraíba, 2014.

LE COADIC, Y. F. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2004. 124 p.

MALHEIROS, T. M. de C. Necessidade de informação do usuário com deficiência visual: um estudo de caso da biblioteca digital e sonora da Universidade de Brasília. 2013. 306 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

MONTEIRO, F. Organização da informação: proposta de elementos de arquitetura da informação para repositórios digitais institucionais, baseados na descrição física e temática. In: ROBREDO, J; BRÄSCHER, M. (Org.). Passeios no bosque da informação: estudos sobre representação e organização da informação e do conhecimento. Brasília: IBICT, 2010. 335 p. ISBN 978-85-7013-072-3. cap. 7, p. 130-145. Edição eletrônica. Disponível em: <http://www.ibict.br/publicacoes/eroic.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2015.

MORVILLE, P.; ROSENFELD, L. Information architecture for the World Wide Web: designing large-scale web sites. 3 ed. Sebastopol, CA: O´Reilly Media, 2006.

NICOLETTI, T. F. Checklist para bibliotecas: um instrumento de acessibilidade para todos. Monografia – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

NUNES, P. G. Direito à informação: as condições de acessibilidade no Arquivo histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho. 2012. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)-Faculdade de Biblioteconomia e Documentação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2012.

PINHEIRO, D. da S.; O bibliotecário e o atendimento aos usuários com necessidades especiais em unidades de informação. Revista de Iniciação Científica da FFC, Marília, v. 4, n. 3, 2004.

PORTAL DA OFTAMOLOGIA. 2008. Doença dos olhos. Disponível em:<http://www.portaldaretina.com.br/home/doencas.asp?cod=4>. Acesso em: 02. fev. 2015.

SONZA, A. et al (Org.). Acessibilidade e Tecnologia Assistiva: Pensando a Inclusão Sociodigital de PNEs. Bento Gonçalves: Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves, 2013.

SOUSA, A.; BOSA; C.; HUGO, C. As relações entre deficiência visual congênita, condutas do espectro do autismo e estilo materno de interação. Estudos de Psicologia I, Campinas, v. 4, n. 22, p.355-364, out./dez. 2005.

TAYLOR, A. G; JOUDREY, D. N. The organization of the information. 3 ed. Westport: Libraries Unlimited, 2008.

TOJAL, A. P. da F. Políticas públicas culturais de inclusão de públicos especiais em museus. 2007. 322 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

W3C BRASIL. Consórcio World Wide Web. 2011. Disponível em: <http://www.w3c.br/Sobre/>. Acesso em 28 ago. 2015.

Downloads

Publicado

2016-03-30

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO