Caracterização dos grupos de pesquisa em inteligência organizacional competitiva

Autores

  • Marcelo Costa Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Adelaide Helena Targino Casimiro Universidade Federal da Paraíba
  • Emeide Nóbrega Duarte Universidade Federal Da Paraíba

Resumo

Os grupos de pesquisa são responsáveis pela investigação de temáticas relevantes no âmbito científico, pois conduzem o debate e acirram o saber-fazer, contribuindo, sobremaneira, para a construção de conhecimentos. O objetivo geral da pesquisa é caracterizar os grupos de pesquisa sobre inteligência organizacional quanto aos aspectos gerais, institucionais, recursos humanos e especialidades do conhecimento que o constituem. Metodologicamente, quanto à natureza é considerada como abordagem quantitativa e qualitativa, e como estudo do tipo documental desenvolvido no ambiente da web. Os documentos de formato eletrônico analisados correspondem aos cadastros dos grupos de pesquisa sobre inteligência organizacional e competitiva no campo da Ciência da Informação, escolhidos pelo critério de busca por descritores, caracterizando a amostra como intencional. Trata-se de um estudo de nível exploratório-descritivo. Como resultados, identificam na recuperação parametrizada 13 grupos, que trabalham com o tema em questão, na sua maioria se concentram na região Sudeste e demonstram a importância e o envolvimento de pessoas na busca por resultados que possibilitem inovações tecnológicas e informacionais. As linhas de pesquisas, embora se diferenciem, algumas apresentam termos estudados bastante semelhantes entre os grupos. Foram recuperadas 62 linhas desenvolvidas pelos grupos com temas semelhantes e percebe-se positivamente uma preocupação dos pesquisadores envolvidos em como potencializar e desenvolver um ambiente competitivo e identificar os recursos informacionais dentro de uma organização. Produzir artigos, participação em eventos, dissertações e teses, livros e outras produções fazem parte das expectativas dos grupos. Em relação à formação de competências, os grupos pretendem ministrar cursos, promover extensão integrada, desenvolver instrumentos de recuperação da informação, realizar estudos prospectivos nas organizações, fortalecer laboratórios, fortalecer a pesquisa, organizar eventos, desenvolver produtos e serviços e discutir a teoria e a prática de Inteligência Competitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Costa Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba. Ex-bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Adelaide Helena Targino Casimiro, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba. Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.

Emeide Nóbrega Duarte, Universidade Federal Da Paraíba

Docente na Universidade Federal da Paraíba. Pós-doutora em Ciência da Informação pela UNESP-Marília. Atua na área de Gestão da Informação e do Conhecimento nas organizações.

Referências

AMORIM, F. B.; TOMAÉL, M. I. Gestão da informação e do conhecimento na prática organizacional: análise de estudos de casos. Revista Digital de Biblioteconomia, Campinas, v.8, n.2, p. 1-20, jan./jun. 2011.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2010.

CANONGIA, C. Sistema de inteligência: uso da informação para dinamização, inovação e competitividade. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, INFORMAÇÃO E ÉTICA, 1, 1998, Florianópolis, Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 1998. Disponível em: <http://www.ciberetica.iaccess.com.br/anais/doc/claudiacanongia.doc>. Acesso em: 08 maio 2014.

CAPES. Resultados da Avaliação 2007:Triênio 2004/2006. Disponível em: <http://conteudoweb.capes.gov.br>. Acesso em: 24 maio 2014.

DAVENPORT, T. H; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

LARA, M. L; LIMA, V. M. Alves. Termos e conceitos sobre redes sociais. In: POBLACIÓN, D.A; MUGNAINI, R.; RAMOS, L.M.S.V (ORG.). Redes sociais e colaborativas: em informação científica. São Paulo: Angellara Ed., 2009. 610p. cap.21, p.605-636.

MATTELART, A. História da sociedade da informação. Edições Loyola, São Paulo, 2002.

MIRANDA, R. C. da R. "O uso da informação na formulação de ações estratégicas pelas empresas". Ciência da Informação, Brasília, v.28, n.3, p.284-290, set./dez. 1999.

MONTEIRO, N. A.; FALSARELLA, O. M. Um modelo de gestão da informação para aprendizagem organizacional em projetos empresariais. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n.2, p. 81-97, maio/ago. 2007.

SILVA, A. K. A; RIBEIRO, F. Das ciências documentais à Ciência da Informação: ensaio epistemológico para um novo modelo curricular. Porto: Edições Afrontamento, 2002.

VALENTIM, M. L. P. (Org.). Informação, conhecimento e inteligência organizacional. 2.ed. Marília: FUNDEPE Editora, 2007. 278 p.

WITTER, G. P. Pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e busca de informação. Estudos de psicologia: revista do Instituto de Psicologia da PUCCAMP, v.7, n.1, p.5-30, jan./jul.1990.

Downloads

Publicado

2016-06-05

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA