A biblioteca escolar como agente incentivador da leitura: o caso dos alunos do ensino médio da Escola Pública Estadual Centro Profissionalizante Deputado Antonio Cabral (CPDAC) e a análise de seus hábitos de leitura

Autores

  • Andreza Rimar Dutra UFPB
  • Roselaine Gomes Ferreira UFPB
  • Ana Cecília Brito Valença Guimarães UFPB
  • Maria de Fátima Gomes Lacerda UFPB

Resumo

Ler proporciona ao indivíduo novas descobertas. Com a leitura o indivíduo passa a adquirir práticas e conhecimentos, modificando a sua percepção do mundo. A leitura é uma porta que abre passagem para diversos universos diferentes. Além da informação inicial a visão pessoal do leitor irá determinar novos pensamentos, irá criar diferentes interpretações, recriará ideias, ela dá significado à vida e ao papel de cada um diante a sociedade em que está inserido. A capacidade de ler do aluno, quando ele é ainda criança, está veiculada com a biblioteca e o bibliotecário escolar, fortalecendo o ensino do professor em sala de aula oferecendo ao estudante novas informações de forma dinâmica e criativa. O bibliotecário escolar tem um papel fundamental na formação intelectual do aluno. Para que se tenham resultados satisfatórios, quando se trata da formação de leitores na escola, é preciso que se tenha uma biblioteca escolar bem estruturada e um profissional bibliotecário capacitado. A biblioteca precisa sempre esta com o seu acervo atualizado para oferecer condições de trabalho para o profissional bibliotecário, fazendo com que ele cative e estimule os alunos a irem mais vezes na biblioteca, pois lá é o espaço de aquisição dos conhecimentos. O presente artigo apresentou a relação e o hábito de leitura desses estudantes do 1° e 3° ano do ensino médio da escola pública estadual CPDAC.

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Biografia do Autor

Andreza Rimar Dutra, UFPB

Graduanda do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba

Roselaine Gomes Ferreira, UFPB

Graduanda do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba

Ana Cecília Brito Valença Guimarães, UFPB

Graduanda do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba

Maria de Fátima Gomes Lacerda, UFPB

Graduanda do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba

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Publicado

2016-06-05

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA