Mediação da informação em arquivos: a necessidade da consolidação da prática do serviço de referência

Autores

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Suelen de Oliveira Campos Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Resumo

A disseminação da informação tornou-se uma das maiores preocupações das Ciências da Informação na contemporaneidade, sendo viabilizada por meio do processo de mediação. Esse processo é fruto das novas necessidades demandadas pelas atuais organizações, as quais estão inseridas no paradigma do acesso informacional, tendo o usuário da informação especial atenção. Sendo assim, este artigo analisa as práticas de mediação da informação realizadas em um arquivo privado, investigando se tais práticas garantem a concretização de um serviço de referência centrado nas reais necessidades dos usuários. Com esta proposta, o estudo contextualiza o processo de mediação da informação, apresenta o serviço de referência em unidades de informação e expõe as práticas de mediação ocorridas em um arquivo privado. Metodologicamente, foram utilizadas revisão de literatura e pesquisa aplicada por meio de entrevista a um arquivista. Os resultados confirmam que o arquivo analisado, embora realize a mediação, esse processo não é realizado de forma intensa, não concretizando, conforme descrito pela literatura, a prática do serviço de referência na unidade arquivística.

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Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do Departamento de Biblioteconomia da UFES. Pesquisador atuante no ramo da Consultoria Informacional e Normalização de Trabalhos Científicos. Email: professorjorgeufes@gmail.com. Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do

Suelen de Oliveira Campos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduada em Arquivologia e Biblioteconomia. Especialista em Gestão de Projetos e História.

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Publicado

2016-06-08

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA