Acessibilidade em unidades de informação e cultura: um estudo na Fundação Espaço Cultural da Paraíba (FUNESC)

Autores

  • Edson da Silva Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc)
  • Izabel França de Lima Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes. http://orcid.org/0000-0003-2701-5432

Resumo

Tece considerações sobre o avanço significativo da acessibilidade na Fundação Espaço Cultural e sobre as adaptações feitas na infraestrutura dos diversos setores da FUNESC para atender às pessoas com necessidades especiais. Analisa as opções de acessibilidade disponibilizadas nos espaços físicos da FUNESC para os usuários com alguma deficiência e investiga se a padronização dos setores atende à Norma 9050 da ABNT e às diretrizes da Lei 5.226/2004. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa. Como procedimento, observaram-se os avanços alcançados no âmbito da acessibilidade e se mostrou o passo a passo de alguns setores da referida Fundação, o que é oferecido sobre o acesso aos principais ambientes de cultura e informação e as adaptações para receber pessoas que necessitam desses serviços. Como abordagem teórica, apresenta como o conceito de deficiência as características de pessoas com alguma limitação. Mostra, também, que, em meio a tantas conquistas, nesse contexto que define os direitos das pessoas que necessitam dessas adaptações, ainda há muito a se conquistar. Nas considerações finais, apresenta os resultados alcançados, propõe algumas mudanças necessárias para melhorar a acessibilidade e ressalta a importância dos resultados, no que se refere aos setores já adaptados e às melhorias que se almejam.

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Biografia do Autor

Edson da Silva, Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc)

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba.

Izabel França de Lima, Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes.

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2012), mestre em Educação (2007) especialista em Gestão de Unidades de Informação (2006), graduada em Biblioteconomia (1989) e em Administração (1999) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes do Centro de Educação. Diretora da Editora da UFPB, líder do Grupo de pesquisa iMclusos e pesquisadora dos grupos de Pesquisa Informação, Cultura, Imagem e Memória e Leitura, organização, representação, produção e uso da informação da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Informação e Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliotecas digitais, bibliotecas universitárias, Gestão em Unidades de Informação, acesso e uso de informação, Acessibilidade, inclusão digital/social, informação etnicorracial e Usabilidade.

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Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA