Impacto das políticas públicas para bibliotecas no cotidiano de funcionários de bibliotecas participantes do projeto de extensão Bibliotecas em Rede

Autores

  • Teresa Mary Pires de Castro Melo Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR
  • Paulo Bruno Pistili Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Elifaz Candido Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no contexto do projeto de extensão Bibliotecas em Redes (2013-2014), uma cooperação técnica entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP),implementado em seis bibliotecas públicas da região da grande Aracaju/SE, parte de uma estratégia para implantação de uma política pública que envolve a formação de pessoal de bibliotecas, com o objetivo de promover a ativação de uma rede para integração entre os profissionais que trabalham nas bibliotecas participantes para melhor comunicação e atendimento à comunidade. A partir deste contexto, o principal objetivo desta pesquisa foi verificar de que maneira as políticas públicas relativas às bibliotecas impactam o cotidiano de trabalho desses espaços, qual a concepção de política pública dos trabalhadores participantes do projeto, e como se dá o acesso à informação sobre essas políticas. Como metodologia, mesclamos à revisão bibliográfica do tema, entrevistas com profissionais das bibliotecas e a observação participante, finalizamos este artigo apresentando as potências e desafios presentes nesta temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Bruno Pistili, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduado em pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Sorocaba - pesquisador do Nucleo de Pesquisas em Tecnologia, Cultura e Sociedade - NEPETECS

Referências

BRASIL. Ministério da Cultura. Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (FBN). Projetos do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. Disponível em: http://snbp.culturadigital.br/projetos. Acesso em: out/2014.

_________. Presidência da República. Decreto nº 7.559. Brasília, 2011. p.5.

CARDONA, M. G.; CORDEIRO, R. M.; BRASILINO, J. Observação no cotidiano: um modo de fazer pesquisa em psicologia social. IN:SPINK, M.Jet al.A produção de informação na pesquisa social: compartilhando ferramentas. Rio de Janeiro/RJ: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2014. p.31-57.

HÖFLING, H. M. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes, ano XXI, no 55, novembro. 2001.

IFLA/UNESCO. Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas, 1994. Disponível em:http://archive.ifla.org/VII/s8/unesco/port.htm. Acesso em: out/2014.

MACHADO, Elisa Campos. Análise de políticas públicas para bibliotecas no Brasil.InCID: R. Ci. Inf. e Doc.,Ribeirão Preto/SP, v. 1, n.1, p. 94-111, 2010.

MACHADO, E.C.; MELO, T.; VALENTIM, G. V. Projeto Bibliotecas em Rede: bases conceituais e metodológicas. In: SEMINÁRIO DE COMPETENCIA EM INFORMAÇÃO: Cenários e Tendências, 3., 2014, Marília/SP, Anais… Marília: UNESP, 2014.

MARQUES NETO, J. C. PNLL: textos e história. São Paulo/SP: CulturaAcadêmica Editora, 2010.

MARTINS, D.L.; MANFREDI, M.; CABRAL, F.; GANNAM, G. G. Políticas Públicas de Comunicação e Dispositivos Móveis: algumas reflexões a partir da experiência do SMS Social. IN: MELO, T.M.P.C; MARTINS, M.F; MARTINS, D.L (org). Novos caminhos da inclusão digital: experiências do projeto +Telecentros. São Carlos/SP: Suprema Gráfica e Editora, 2014. P.143-164.

PAIVA, Marília de Abreu Martins; ANDRADE, Maria Eugênia Albino. Biblioteca Pública no Brasil: políticas federais de 1990-2006. Rev. Perspectivas em Ciência da Informação, v.19, número especial, p.95-114, out./dez. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141399362014000500009&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso: nov/2014.

Downloads

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA