Biblioteca escolar: estudo sobre a biblioteca do Colégio de Aplicação da UFPE

Autores

  • Jéssica Pereira de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Alexandre Valdevino da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Amanda de Oliveira Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Paula Wivianne Quirino dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Edilene Vieira Battistella Universidade Federal de Pernambuco
  • Diego Andres Salcedo Universidade Federal de Pernambuco
  • Hélio Márcio Pajeú Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Este artigo trata sobre um estudo de caso realizado na biblioteca do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco. Através de análises quantitativas e qualitativas foi possível observar, por meio de dados constatáveis, as condições em que a biblioteca escolar do Colégio de Aplicação se encontra, tendo em vista a dimensão relevante do papel pedagógico e cidadão que a mesma desempenha, tanto nos usuários em questão quanto na comunidade que a cerca. O objetivo deste artigo é apontar as fortalezas e as fraquezas encontradas na unidade, bem como sugerir melhorias sobre os aspectos levantados, priorizando objetivar os aspectos físicos, organizacionais e de acesso, visando a beneficiar e auxiliar tanto o usuário quanto a gestão da biblioteca. Além disso, o devido artigo permite, de maneira sucinta, realizar reflexões construtivas a respeito do estudo construído.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Pereira de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Ciência da Informação, Curso de Biblioteconomia

Alexandre Valdevino da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Ciência da Informação, Curso de Biblioteconomia

Amanda de Oliveira Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Ciência da Informação, Curso de Biblioteconomia

Paula Wivianne Quirino dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Ciência da Informação, Curso de Biblioteconomia

Edilene Vieira Battistella, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Ciência da Informação, Curso de Biblioteconomia

Diego Andres Salcedo, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Ciência da Informação, Curso de Biblioteconomia

Hélio Márcio Pajeú, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Ciência da Informação, Curso de Biblioteconomia

Referências

AMATO, Mirian; GARCIA, Neise Aparecida Rodrigues. A biblioteca na escola. In: GARCIA, Edson Gabriel (Org.). Biblioteca escolar: estrutura e funcionamento. São Paulo: Loyola, 1989.

CAMPELLO, Bernadete Santos et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

CAMPOS, Cláudia de Arruda; BEZERRA, Maria de Lourdes Leandro. Bibliotecas escolares: um espaço estratégico. In: GARCIA, Edson Gabriel (Org.). Biblioteca escolar: estrutura e funcionamento. São Paulo: Loyola, 1989.

COSTA, Luciana Ferreira da; SILVA, Alan Curcino Pedreira da; RAMALHO, Francisca Arruda. (Re)Visitando os estudos de usuário: entre a “tradição” e o “alternativo. Revista Ciência da Informação, v. 10, n. 04, p. 1-12, ago. 2009.

FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Avaliações de coleções e estudos de usuários. Brasília: Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal, 1979.

FRAGOSO, Graça Maria. Biblioteca na Escola. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. Santa Catarina, v. 7, n. 1, p. 124-131, 2002. Disponível em:

<http://revista.acbsc.org.br/racb/issue/view/28>. Acesso em: 19 abr. 2016.

LE COADIC, Yves François. A Ciência da Informação. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2004.

MARTINEZ-SILVEIRA, Martha; ODDONE, Nanci. Necessidades e comportamento informacional: conceituação e modelos. Ciência da Informação. v. 36, n. 1, p. 118-127, maio/ago. 2007.

SANTOS, Marlene Souza. Multimeios na biblioteca escolar. In: GARCIA, Edson Gabriel (Org.). Biblioteca escolar: estrutura e funcionamento. São Paulo: Loyola, 1989.108 p.

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Necessidades de Informação e satisfação do usuário: algumas considerações no âmbito dos usuários da informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 3, n. 2, p. 102-123, jul./dez. 2012.

Downloads

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA