Biblioteca escolar: estudo sobre a biblioteca do Colégio de Aplicação da UFPE
Resumo
Este artigo trata sobre um estudo de caso realizado na biblioteca do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco. Através de análises quantitativas e qualitativas foi possível observar, por meio de dados constatáveis, as condições em que a biblioteca escolar do Colégio de Aplicação se encontra, tendo em vista a dimensão relevante do papel pedagógico e cidadão que a mesma desempenha, tanto nos usuários em questão quanto na comunidade que a cerca. O objetivo deste artigo é apontar as fortalezas e as fraquezas encontradas na unidade, bem como sugerir melhorias sobre os aspectos levantados, priorizando objetivar os aspectos físicos, organizacionais e de acesso, visando a beneficiar e auxiliar tanto o usuário quanto a gestão da biblioteca. Além disso, o devido artigo permite, de maneira sucinta, realizar reflexões construtivas a respeito do estudo construído.Downloads
Referências
AMATO, Mirian; GARCIA, Neise Aparecida Rodrigues. A biblioteca na escola. In: GARCIA, Edson Gabriel (Org.). Biblioteca escolar: estrutura e funcionamento. São Paulo: Loyola, 1989.
CAMPELLO, Bernadete Santos et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
CAMPOS, Cláudia de Arruda; BEZERRA, Maria de Lourdes Leandro. Bibliotecas escolares: um espaço estratégico. In: GARCIA, Edson Gabriel (Org.). Biblioteca escolar: estrutura e funcionamento. São Paulo: Loyola, 1989.
COSTA, Luciana Ferreira da; SILVA, Alan Curcino Pedreira da; RAMALHO, Francisca Arruda. (Re)Visitando os estudos de usuário: entre a “tradição” e o “alternativo. Revista Ciência da Informação, v. 10, n. 04, p. 1-12, ago. 2009.
FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Avaliações de coleções e estudos de usuários. Brasília: Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal, 1979.
FRAGOSO, Graça Maria. Biblioteca na Escola. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. Santa Catarina, v. 7, n. 1, p. 124-131, 2002. Disponível em:
<http://revista.acbsc.org.br/racb/issue/view/28>. Acesso em: 19 abr. 2016.
LE COADIC, Yves François. A Ciência da Informação. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2004.
MARTINEZ-SILVEIRA, Martha; ODDONE, Nanci. Necessidades e comportamento informacional: conceituação e modelos. Ciência da Informação. v. 36, n. 1, p. 118-127, maio/ago. 2007.
SANTOS, Marlene Souza. Multimeios na biblioteca escolar. In: GARCIA, Edson Gabriel (Org.). Biblioteca escolar: estrutura e funcionamento. São Paulo: Loyola, 1989.108 p.
SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Necessidades de Informação e satisfação do usuário: algumas considerações no âmbito dos usuários da informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 3, n. 2, p. 102-123, jul./dez. 2012.