ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO-OBRIGATÓRIO: uma ferramenta de capacitação para os alunos do Curso de Biblioteconomia, estagiários do CEDOC da TV Cabo Branco

Autores

  • Rosineide Nóbrega de Queiroz

Resumo

Discorre sobre a pesquisa realizada no Centro de Documentação (CEDOC) da TV Cabo Branco, com os estagiários do Curso de Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba. O objetivo da pesquisa é analisar o estágio curricular não-obrigatório realizado no CEDOC da emissora, como uma ferramenta de capacitação. A metodologia inclui uma pesquisa bibliográfica e na Internet, uma pesquisa documental e uma pesquisa de campo. Na pesquisa documental utilizamos a Resolução 47/2007 que normaliza os estágios supervisionados, sejam esses obrigatórios ou não-obrigatórios, o Projeto Político Pedagógico mais precisamente as mudanças concernentes à implantação do Laboratório de Práticas Integradas, além de outros documentos que favoreceram ampliar o conhecimento da temática. A pesquisa de campo abrangeu um questionário, aplicado via Internet, aos ex-estagiários do CEDOC. Adotamos uma abordagem quantitativa e qualitativa, através da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados alcançados apontam para compatibilidade dos conteúdos ministrados no Curso de Biblioteconomia com as atividades desenvolvidas no CEDOC, embora os respondentes tenham sugerido a necessidade de ampliação tanto dos conteúdos quanto das práticas biblioteconômicas. Concluímos que o estágio curricular não-obrigatório do Curso de Biblioteconomia se constitui uma ferramenta de capacitação indispensável à formação do bibliotecário, sendo realizado dentro de qualquer unidade de informação, seja uma biblioteca tradicional, ou em outras unidades como jornais, emissoras de televisão e rádio, editoras, centros de documentação, dentre outros. A organização, o tratamento e a disseminação da informação são atividades que o bibliotecário pode desenvolver em qualquer ambiente moldado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

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RESUMOS DE MONOGRAFIAS