INFORMAÇÃO COMO SUBSÍDIO PARA COMPOSIÇÃO MUSICAL

Autores

  • Juliana da Silva Paiva

Resumo

A pesquisa aborda o papel da Informação na Composição Musical, evidenciando sua aplicação como ferramenta nesse processo e como ocorre essa interação. A problematização apontou questionamentos como: para desenvolver uma composição musical necessita-se de que tipo de Informação? Qual a concepção que os professores de Composição Musical têm de informação? O que seria importante para atingir esse objetivo? Onde essa informação é encontra? Como os professores acessam essas informações? Que interveniências encontram no acesso e no uso dessas informações? Para responder esses questionamentos delineou-se o seguinte objetivo geral: analisar a informação como subsídio teórico para os professores da habilitação de Composição Musical, do Curso de Bacharelado em Música, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). No intuito de alcançá-lo definiram-se os objetivos específicos que devem responder aos questionamentos acima. Optou-se por uma metodologia de abordagem qualitativa, e como instrumento de pesquisa para coleta de dados, a entrevista semi- estruturada. Dentre os fatores analisados obteve-se um resultado, consideravelmente, positivo no que tange ao processo imprescindível, harmonioso e interativo da informação como canal para composição musical, apesar de se ter revelado também alguns obstáculos na busca dessa informação. Conclui-se, então, que a informação é um componente essencial, visto como insumo de trabalho para os professores da habilitação de composição musical do Curso de Bacharelado em Música da UFPB, e que mesmo assim existe um déficit de material informacional nesta área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

RESUMOS DE MONOGRAFIAS