Competências do bibliotecário de referência em bibliotecas universitárias

Autores

  • Maria Giovanna Guedes Farias Universidade Federal do Ceará
  • Jean da Silva Soares Universidade Federal do Ceará

Resumo

A biblioteca universitária é um ambiente que busca atender as necessidades informacionais da comunidade acadêmica na realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, há a necessidade de se ter nesse ambiente, profissionais que atuem com proatividade e com qualidade, para que o usuário seja orientado corretamente acerca dos recursos que a biblioteca dispõe, principalmente no setor de referência ou atendimento ao usuário, dependendo da denominação de cada biblioteca. Esta comunicação visa apresentar os resultados de pesquisa realizada com bibliotecários que atuam no setor de referência em duas bibliotecas universitárias da Universidade Federal do Ceará. Adotou-se a abordagem qualitativa e a pesquisa participante como recursos metodológicos. Os dados coletados por meio de entrevistas foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo com estabelecimento de categorias. Os resultados demonstram que o bibliotecário de referência deve não só possibilitar que os usuários se tornem competentes em encontrar a informação desejada, mas também motivá-los a se apropriarem dela, se tornando progressivamente autossuficientes na busca. Conclui-se que o bibliotecário ao analisar o contexto informacional que o cerca, com postura crítica e se conscientizando da relevância do aprendizado contínuo, pode contribuir significativamente para a formação de cidadãos competentes em informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Giovanna Guedes Farias, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Ciência da Informação pela UFBA. Professora do Departamento de Ciências da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI).

Jean da Silva Soares, Universidade Federal do Ceará

Bolsista Pibic/UFC. Graduando em Biblioteconomia na Universidade Federal do Ceará.

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Pesq. Bras. Ci. Inf., Brasília, v.2, n.1, p.89-103, jan./dez. 2009.

______; BELUZZO, Regina Célia Baptista; SANTOS, Camilla Araújo dos. Ações Educacionais de Mediação da Informação e da Competência em Informação (CoInfo) como Fatores de Interferência na Realidade Social. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM INFORMAÇÃO E MEDIAÇÃO, 2., 2015, Marília. Anais... . Marília: Unesp, 2015.

______; BORTOLIN, Sueli. Mediação da informação e da leitura. Londrina: s.n., 2007?. Disponível em: <http://eprints.rclis.org/13269/>. Acesso em: 16 set. 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero reto e Augusto Pinheiro. Edição e revista atualizada. Lisboa: Edições 70, LDA, 2009.

BENTES PINTO, Virginia. Informação a chave para qualidade total. Ciência da Informação. Brasília, v.22, n.2, p.85. maio/ago 1993.

BERTALO, Linete. et al. Comportamento informacional das comunidades acadêmica e organizacional da Universidade Estadual de Londrina. Inf. Inf., Londrina, v.18, n., p.211-230, maio/ago. 2013.

CAMPELLO, Bernadete Santos. Encontros científicos. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÒN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (Org). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte : Ed. UFMG, 2000.

CASTELLS, Manuel. Internet e sociedade em rede. In: MORAES, Denis de (org.) Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003. 414 p. ref. 255-288.

DIAS, Simone Lopes. A disseminação da informação mediada por novas tecnologias e a educação do usuário na biblioteca universitária. Marília, 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). – Universidade Estadual Paulista, 2005.

DUDZIAK, Elizabeth Adriana. A Information Literacy e o papel educacional das bibliotecas. São Paulo, 2001. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo.

FALS BORDA, Orlando. Aspectos teóricos da pesquisa participante: considerações sobre o significado e o papel da ciência na participação popular. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Pesquisa participante. 3. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983, p. 42-62.

FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Mediação e competência em informação: proposições para a construção de um perfil de bibliotecário protagonista. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 6, n. 2, p. 106-125, set. 2015/fev. 2016.

______.Análise da produção, implementação e avaliação de um modelo de mediação da informação no contexto de uma comunidade urbana. 2014. 283 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, 2014.

GOMES, Henriette Ferreira; PRUDÊNCIO, Deise Sueira; DA CONCEIÇÃO, Adriana Vasconcelos. A mediação da informação pelas bibliotecas universitárias: um mapeamento sobre o uso dos dispositivos de comunicação na web. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.20, n.3, p. 145-156, set./dez. 2010.

HATSCHBACH, Maria Helena de Lima; OLINTO, Gilda. Competência em informação: caminhos percorridos e novas trilhas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Nova Série, São Paulo, v.4, n.1, p.20-34, jan./jun. 2008.

LE BOTERF, Guy. Desenvolvendo a competência dos profissionais. 3. ed. rev. ampl. Porto Alegre: Artmed, 2003.

MATA, Marta Leandro da. Aspectos da avaliação da competência informacional em instituições de ensino superior. Em Questão, Porto Alegre, v.9, n.2, p.141-154, jan./jun. 2012.

NINA, Isabel Feliz Andrade. Da leitura ao prazer de ler: contributos da biblioteca escolar. 2008. 224 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Gestão de Informação e Bibliotecas Escolares, Universidade Aberta, Lisboa, 2008. Disponível em: <https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/1223/1/Dissertacao.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2015.

SANTOS, Angela Sikorski. As competências desenvolvidas pelos bibliotecários com a implantação de tecnologias da informação em bibliotecas universitárias. Florianópolis, 2004. Dissertação (Mestrado em Administração). – Universidade Federal de Santa Catarina, 2004.

SANTOS, Raquel do Rosário. Espaço virtual e a comunicação com os usuários para mediação da informação: utilização pelas bibliotecas das universidades federais e estaduais brasileiras. 2012. 249f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

SANTOS NETO, João Arlindo dos. Mediação implícita da informação no discurso dos bibliotecários da biblioteca central da universidade estadual de londrina (UEL). 2014. 196f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade Estadual Paulista, Marília, 2014.

SILVA, Chirley Cristiane Mineiro da. O Perfil do bibliotecário de referência das bibliotecas universitárias do estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2006. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, 2006. Disponível em: <http://www.cin.ufsc.br/pgcin/Chirleysilva.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2015.

SOUSA, Margarida Maria de. A função educativa do bibliotecário no século XXI: desafios para sua formação e atuação. São Paulo, 2014. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). – Universidade de São Paulo, 2014.

SOUZA, Maria Naires Alves de; FARIAS, Karla Meneses. Bibliotecário de Referência e a Competência Informacional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 24, 2011, Maceió. Textos. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2011.

VALENTIM, Marta Lígia Pomin. Formação: competências e habilidades do profissional da informação. In: ______. (Org.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002. p. 117-132.

VITORINO, E. V. Competência informacional: princípios para a formação contínua de profissionais da informação em bibliotecas universitárias. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 15., São Paulo, 2008. Anais... São Paulo: CRUESP, 2008.

Downloads

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA