A interdisciplinaridade entre arquivologia e linguagem: a ciência à luz da perspectiva dialógica do discurso

Autores

  • Eliete Correia dos Santos Universidade Estadual da Paraíba Universidade Federal da Paraíba/PROLING
  • Vancarde Brito Sousa UEPB - PROF. DE SOCIOLOGIA DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA
  • Jacqueline Echeverría Barrancos UEPB, PROFESSORA DO ADMINISTRAÇÃO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n1.31864

Resumo

A Arquivologia, como ciência, é um fenômeno contemporâneo e se configura com perspectivas além da imediaticidade da gestão arquivística, como uma ciência em permanente construção, dotada de autonomia e interdisciplinarmente construída nas relações com outras ciências. Assim, objetivo desse artigo é refletir a concepção de ciência à luz dos estudos bakhtinianos para a Arquivologia, assumindo uma postura de cooperação entre as áreas interdisciplinares. As bases do pensamento do Círculo de Bakhtin são construídas a partir da crítica às duas tendências filosóficas: a estilística clássica que se baseia no idealismo e o estruturalismo situado nos estudos do sistema abstrato. O objeto é ser expressivo e falante, e a concepção de linguagem é entendida como processo de interação social fundamentada no diálogo com o outro (relaciona-se à ideia de sujeito social, histórica e ideologicamente situado, que se constitui na interação com o outro) e na unidade das diferenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliete Correia dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba Universidade Federal da Paraíba/PROLING

Doutora em Linguística (PROLING/UFPB/CAPES) e Mestre em Linguagem e Ensino (UFCG). Professora da UEPB/CCBSA/Campus V e atua nas disciplinas de Oficina de Texto I e II. Tem experiência também em Redação Publicitária e Jornalística. Membro dos grupos de pesquisa: Arquivologia e Sociedade, Estudos em Arquivologia e Sociedade – GEAAS, na Univer¬sidade Estadual da Paraíba e do Grupo de Pesquisas em Lin¬guagem, Enunciação e Sociointeracionismo/GPLEI da UFPB e atua na linha de pesquisa: Discurso e Sociedade (UFPB).

Referências

AMORIM, M. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas Ciências Humanas. São Paulo: Musa, 2004.

____. Cronotopia e exotopia. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006, p. 95-114.

BAKHTIN, M. M. Metodologia das ciências humanas. In ____Estética da criação verbal. 5. ed. Tradução de: Bezerra, P. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 393-410.

____. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. 5. ed. Tradução de: BEZERRA, P. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 261-306.

BAKHTIN, M. & VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de: Lahud, M.; Vieira, Y. F.; Wisnik, L. T.; Cruz, C. H. D. C. São Paulo: Hucitec, 1981.

FARACO, C. A. Linguagem & Dialógica: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.

JARDIM, J. M. A pesquisa em Arquivologia: um cenário em construção. Valentim, Marta Lígia Pomin (org.). Estudos avançados em Arquivologia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, p. 135-154.

SANTOS, E. C. & ALMEIDA, M. F. Linguagem como interação: reflexões no contexto da arquivologia. In.: A linguagem e a informação documentária: intermediações e ressignificações possíveis. Recife: Bagaço, 2011a.

____. A palavra de outrem: as fronteiras do fenômeno social da interação verbal. In: ALMEIDA, M. F. (Org.). Bakhtin/Volochínov e a filosofia da linguagem: ressignificações. Recife: Bagaço, 2011b.

____. Diretrizes bakhtinianas para o método sociológico em ciências humanas. Macabéa: Revista Eletrônica do NETLLI, v. 1, 2012, p. 77-92.

____. Os diários dialogados: as vozes dos estudantes sobre a prática pedagógica. Cadernos do IL, v. 1, 2013, 45-63, jun.

SANTOS, E. C. Uma proposta dialógica de ensino de gêneros acadêmicos: nas fronteiras do Projeto SESA. 418p. Tese (Doutorado) – Doutorado em Linguística, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 2013.

SAUSSURE, F. de. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 1975.

SCHMIDT, C. M. S. Arquivologia e a construção do seu objeto científico: concepções, trajetórias, contextualizações. 320p. Tese (Doutorado) – Doutorado em Ciência da Informação, Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo, 2012.

SOBRAL, A. Ética e estético: na vida, na arte e na pesquisa em Ciências Humanas. In: Brait, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2005, p. 103-122.

Downloads

Publicado

2017-06-26

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO