Entre livros e impressos, o bibliotecário nos bastidores da censura: uma abordagem indiciária do Nazismo ao Estado Novo em Belém, PA – Brasil (1930-1945)

Autores

  • Alessandra Nunes de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Luiz Eduardo Ferreira da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Resumo

Discute os caminhos da censura entre livros e impressos. Investiga o contexto histórico da censura do regime nazista alemão, ocorrida nos impressos e sua influência no Brasil com o Estado Novo e a Intervenção Militar, no Estado do Pará, no "Jornal Folha do Norte" entre 1930-1945. Trata-se de uma pesquisa teórica, posto que procura compreender o contexto da discussão sobre o tema censura em livros e impressos. Por intermédio do método indiciário, buscou através dos indícios interpretativos encontrar as pistas para as incertezas histórico-epistemológicas na Biblioteconomia, sobretudo, no contexto da censura. Os resultados indiciários demonstram novas perspectivas de abordagens e estudos sobre a censura nos livros e impressos em acontecimentos históricos como ‘Bücherverbrennung’ no Nazismo, indícios de censura no Estado Novo e ao Jornal Paraense Folha do Norte. Problematizou uma reflexão da censura na Biblioteconomia e a ação dos profissionais bibliotecários a partir da análise histórica. Por fim, conclui-se que a Biblioteconomia precisa desenvolver mais questionamentos teóricos e históricos que examinem a questão da censura e suas concepções nos bastidores da atuação profissional do bibliotecário. Carece, portanto, de aportes metodológicos mais claros em relação ao tema censura em livros e impressos, para assim constituir-se como ação emancipatória, um novo hall de atuação da Biblioteconomia e do Bibliotecário. Palavras-chave: Biblioteconomia. Censura. Nazismo. Jornal Folha do Norte. Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Nunes de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Graduada em Biblioteconomia (2012-2016) pela Universidade Federal do Pará - (Campus Belém). Atualmente é Aluna especial do Mestrado em História Social da Amazônia PPGHIST– UFPA (Campus-Belém). Faz pesquisas na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Desenvolveu atividades de estágio com Bolsa no serviço de referência na Biblioteca-UFRA na área de Biblioteconomia(2012-2013). Realizou atividades de extensão pelo convênio entre Secretaria de Educação do Estado do Pará/SIEBE e a Universidade Federal do Pará-UFPA (2016). Tem interesse em temas como História social, História do Livros e da Bibliotecas, Censura na Informação, informação e sociedade e Mediação da informação.

Luiz Eduardo Ferreira da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Professor Assistente do curso de Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Departamento de Ciência da Informação UFPB. Doutorando em Ciência da Informação Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Ciência da Informação também na UFPB.

Downloads

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

RESUMOS DE MONOGRAFIAS