Bibliotecas sem fronteiras no fomento à leitura: o caso da biblioteca TRANSCOL
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n1.32503Resumo
Este estudo compreende os resultados finais de uma pesquisa, cuja temática contempla a missão de transcendência das bibliotecas no que se refere ao fomento à leitura. Objetiva apresentar o Projeto Biblioteca Transcol, demonstrando a oferta de material informacional disponibilizado em terminais rodoviários de grande circulação e disponíveis aos usuários que utilizam o sistema de transporte urbano da região metropolitana de Vitória, Espírito Santo. Metodologicamente, através de observação e aplicação de questionário, apresentam-se as estruturas e os acervos dessa unidade, analisam-se as práticas de leitura e o perfil dos leitores, assim como a percepção dos usuários desses espaços quanto ao material fornecido e as condições ambientais para concretização da leitura. Concluiu-se que a leitura desenvolvida na referida unidade constitui um processo dinâmico, mutante, plural e prazeroso, com práticas de leitura diversificadas, tendo o leitor diferentes comportamentos durante a consolidação do ato de ler. Constatou-se que as leituras caracterizam-se como extensivas, no entanto, mesmo assim, os leitores não perdem a tendência contemplativa. Percebeu-se que os leitores estão satisfeitos e sendo despertados ao gosto e hábito pela leitura. Os entrevistados sugeriram como melhoria a diversificação quanto às modalidades de livros ofertados e a construção de um espaço específico para acomodar os leitores. Recomenda-se a ampliação desse projeto a outras estações de transporte da região, de modo a viabilizar uma sociedade cada dia mais leitora. Palavras-chave: Bibliotecário - Leitura. Práticas de Leitura. Perfil do leitor. Bibliotecário – Papel Social. Plano Nacional do Livro e da Leitura.Downloads
Referências
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