Páginas ansiosas: uma viagem pelo oceano da ansiedade até desembarcar na ilha da biblioterapia

Autores

  • Stheve Balbinotti Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n1.32891

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o ato da leitura como um método de amenizar ou diminuir os sintomas do transtorno de ansiedade. A metodologia inclui pesquisa bibliográfica e observações sobre os transtornos de ansiedade, leitura e biblioterapia. Vincula os transtornos de ansiedade aos dias atuais que parecem exercer uma pressão mental maior no ser humano e estabelece uma conexão com o desenvolvimento da tecnologia que pode ajudar ou desestabilizar o ser humano, dependendo do cenário em que se encontra o indivíduo. Destaca a leitura como tentativa de fuga dos problemas psicológicos e sua utilização na psicologia. Conclui que a leitura, além de ser importante para o bem estar e ser um fator de extrema relevância para o desenvolvimento de um país, também é capaz de ser um elemento eficaz para ajudar pessoas que buscam alternativas para diminuir o transtorno da ansiedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stheve Balbinotti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduando em Biblioteconomia - UFRGS

Referências

ALVES, Maria Helena Hees. A aplicação da biblioterapia no processo de reintegração social. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 15, n. 1/2, p.54-60, jan./jun. 1982.

FELDMAN, Claudia. Biblioterapia: um instrumento psicopedagógico. Psiopedagogia, São Paulo, v. 14, n. 35, p.37-41, 1996.

FURTADO, José Afonso. O papel e o pixel. Do impresso ao digital: continuidades e transformações. Florianópolis: Escritório do Livro, 2006.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

KAPCZINSKI, Flávio et al. Bases biológicas dos transtornos psiquiátricos: uma abordagem translacional. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

KAPCZINSKI, Flavio et al. Transtorno do pânico: O que é? Como ajudar? Um guia de orientação para pacientes e familiares. Porto Alegre: Artmed, 2003.

KETZER, Solange Medina; AMODEO, Maria Tereza. Histórias para ouvir, criar e contar: inventar ajuda acurar. Porto Alegre: Edipucrs, 2007.

MACEDO, Helton R. de. Das estantes para a tela: práticas de universitários leitores de livros impressos e digitais. Natal: EDUFRN, 20014.

ORSINI, Maria Stella. O uso da literatura para fins terapêuticos: biblioterapia. Comunicações e Artes, São Paulo, p.139-149, nov. 1982.

OUAKNIN, Marc-Alain. Biblioterapia. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

PESSOTTI, Isaías. Ansiedade. São Paulo: EPU, 1978.

SEITZ, Eva Maria. Biblioterapia: Uma experiência com pacientes internados em clinica médica. Florianópolis: Habitus, 2006.

SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes ansiosas: medo e ansiedade além dos limites. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. Bibliotecários especialistas: Guia de especialidade e recursos informacionais. Brasília, DF: Thesaurus, 2005.

SUNDERLAND, Margot. O valor terapêutico de contar histórias: para as crianças: pelas crianças. São Paulo: Cultrix, 2005.

WURMAN, Richard Saul. Ansiedade de informação: como transformar informação em compreensão. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1991.

Downloads

Publicado

2017-06-26

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO