O Serviço de referência virtual em bibliotecas nacionais e internacionais: um estudo comparativo

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DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n1.33353

Resumo

Apresenta um estudo cujo objetivo é identificar os elementos que caracterizam os serviços de referência virtual ofertados por bibliotecas nacionais e internacionais. Aponta as diferenças existentes entre os termos “biblioteca eletrônica”, “biblioteca digital” e “biblioteca virtual”. Destaca que foram analisados os serviços de referência virtual ofertados por cinco bibliotecas: a (i) Biblioteca Nacional de España; a (ii) Bibliothèque nationale de France; a (iii) University of Illinois at Chicago Library; a (iv) Biblioteca Nacional do Brasil; e a (v) Biblioteca de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná. Retrata, a partir de um quadro comparativo, que todas as bibliotecas analisadas ofertam serviços de referência virtual que operam em modo assíncrono. Ressalta que apenas duas ofertam tais serviços em modo síncrono. Destaca que as bibliotecas brasileiras analisadas requerem uma série de informações a respeito de seus usuários. Conclui que “sincronicidade”, “prazo para resposta” e “informações dos usuários” são os elementos-chave a serem observados por bibliotecas que pretendem ofertar serviços de referência virtual.

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Biografia do Autor

Vítor Vasata Macchi Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Engenharia de Produção pelo PPGEP/UFRGS. Bacharel em Engenharia de Produção (UFRGS) e em Biblioteconomia (UFRGS).

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Publicado

2017-06-26

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA