Análise e identificação do potencial informacional e documental dos videogames sob o viés da Arquivologia

Autores

  • Vanderson Monteiro Nunes Universidade Federal do Pará
  • Roberto Lopes dos Santos Junior Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n1.33750

Resumo

Análise, baseado em levantamento bibliográfico e revisão de literatura em fontes secundárias, identificando o estado da arte das pesquisas ligadas a Arquivologia (e áreas correlatas como Ciência da Informação e Biblioteconomia), em relação aos videogames, discutindo as potencialidades informacionais e documentais desses suportes, e sobre as iniciativas de preservação dos jogos eletrônicos. A pesquisa inicialmente fez breve histórico sobre a evolução dos videogames, sua relação com o cinema, livros e revistas, discutindo os conceitos de documento e informação que se relacionam a essas mídias, das análises que a Arquivologia está fazendo em relação aos videogames, e uma breve abordagem sobre a preservação digital dessas mídias. A pesquisa identificou que as discussões da Arquivologia brasileira sobre a temática encontram-se em fase introdutória, sendo identificados apenas dois trabalhos na área discutindo os possíveis aspectos arquivísticos dessas mídias. Porém, as informações encontradas indicam que a temática possui potencial para posterior desenvolvimento pela Arquivologia.

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Biografia do Autor

Vanderson Monteiro Nunes, Universidade Federal do Pará

bolsista de Iniciação Científica e graduado na Faculdade de Arquivologia pela Universidade Federal do Pará.

Roberto Lopes dos Santos Junior, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ciência da Informação pelo convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.Professor adjunto da Faculdade de arquivologia pela Universidade Federal do Pará

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Publicado

2017-06-26

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO