Wayfinding no Contexto da Encontrabilidade da Informação: Avaliação dos Ambientes Informacionais do Departamento Estadual de Imprensa do Rio Grande do Norte

Autores

  • Arthur Ferreira Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fernando Luiz Vechiato Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n2.33769

Resumo

Este artigo fundamenta-se na Encontrabilidade (findability) da Informação, explorando seu atributo wayfinding (orientação espacial) no âmbito da Ciência da Informação. O objetivo geral se reflete em analisar os ambientes informacionais do Departamento Estadual de Imprensa do Estado do Rio Grande do Norte, órgão público que editora o Diário Oficial do RN, na perspectiva da encontrabilidade da informação com base nas recomendações de wayfinding. Para tanto, em um primeiro momento, foi realizada pesquisa bibliográfica para a compreensão dos aspectos teóricos e práticos de wayfinding que auxiliam na encontrabilidade da informação em ambientes informacionais analógicos e digitais. Posteriormente, foi utilizada a técnica de observação para a avaliação do ambiente analógico do referido Departamento (ênfase no arquivo) e seu ambiente digital (web site), com base em recomendações de wayfinding específicas para ambientes informacionais analógicos e digitais, respectivamente. Os resultados revelam que o Arquivo é carente em mecanismos de wayfinding, porque não é disponibilizado um mapa estruturado do ambiente visando facilitar a localização espacial no prédio e, consequentemente, da informação disponível, além de os setores serem semelhantes, não possuindo uma identidade visual própria. O web site, por sua vez, contempla elementos que favorecem a encontrabilidade da informação, pois sua interface é simples e possui indicadores de rotas percorridas, possibilidades de se fazer o download dos documentos buscados em HTML ou em PDF e indicativos de que a busca foi realizada com êxito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Ferreira Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando em Biblioteconomia pelo Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Fernando Luiz Vechiato, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Ciência da Informação, Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus de Marília).

Referências

COSTA, R. X. da. Percepção ambiental em museus paisagens de arte contemporênea: a legibilidade dos museus no Inhotim/Brasil e em Serralves/Portugal avaliada pelo público visitante. 2014. 388 f. Tese (Doutorado em Conforto no Ambiente Construído; Forma Urbana e Habitação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12320. Acesso em: 14 mar. 2017.

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, S. D. Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Disponível em: <http://www.diariooficial.rn.gov.br/>. Acesso em: 09 mar. 2017.

IMPRENSA, D. E. de. Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Disponível em: <http://www.dei.rn.gov.br/>. Acesso em: 03 mar. 2017.

LYNCH, K. A imagem da cidade. São Paulo: Massachusets Institute of Technology and the President and Fellowsof Harvard College, 1960.

LYNCH, P. J.; HORTON, S. Web style guide: basic design principles for creating web sites. 3. ed. 2009. Disponível em: < http://webstyleguide.com/wsg3/>. Acesso em: 08 mar. 2017.

MIRANDA, E. B. S. de. Encontrabilidade da Informação em Ambientes Informacionais: identificação de elementos de Wayfinding presentes no acervo da BCZM e no catálogo online do SIGAA. 2015. 49 f. Monografia (Bacharelado) – Curso de Graduação em Biblioteconomia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal.

MORVILLE, P. Ambient findability. Sebastopol: O’Really, 2005.

RIBEIRO, L. G. Onde estou? Para onde vou? Ergonomia do ambiente construído: Wayfinding e Aeroportos. 120 f. 2009. Tese de Doutorado. Dissertação (Doutorado em Design) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.dbd.puc-rio.br/pergamum/biblioteca/php/index.php?codObra=0&codAcervo=179601&posicao_atual=142&posicao_maxima=355&tipo=bd&codBib=0&codMat=&flag=&desc=&titulo=Publica%E7%F5es%20On-Line&contador=0&parcial=&letra=O&lista=E>. Acesso em: 15 mar. 2017.

SATALICH, G.A., Navigation and Wayfinding in Virtual Reality: Finding Proper Tools and Cues to Enhance Navigation Awareness, Master’s Thesis, University of Washington, 1995. Disponível em <ftp://hitl.washington.edu/pub/publications/satalich/th-95-4.pdf>. Acesso em: 26 jan. 2017.

SILVA, A. M. da. RIBEIRO, F. Das <> documentais à Ciência da Informação: ensaio epistemológico para um novo modelo curricular. Porto: Ed. Afrontamento, 2002.

VECHIATO, F. L.; VIDOTTI, S. A. B. G. Encontrabilidade da informação. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROPG Digital- UNESP). ISBN 9788579835865. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/126218>. Acesso em: 15 mar. 2017.

Downloads

Publicado

2017-12-11

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA