A Biblioteca Central do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ: Memórias, identidades e narrativas

Autores

  • Grasiele Barreto Rangel Monteiro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ http://orcid.org/0000-0003-0871-4174
  • Diana de Souza Pinto Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n2.34103

Resumo

O presente estudo investiga as memórias e configurações identitárias profissionais e pessoais de funcionários da Biblioteca Central do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a partir de narrativas de experiências pessoais inseridas em uma entrevista grupal. Observa-se a coconstrução da interação localmente e suas relações com os contextos macro-estruturais que a permeiam. Parte-se do pressuposto de que as memórias, as narrativas e as configurações identitárias são construções sociais realizadas na interação, sendo, portanto, conceitos dinâmicos (LINDE, 2009). O corpus desta pesquisa é constituído por uma entrevista grupal com funcionários da biblioteca com base em perguntas abertas que visavam à evocação de narrativas que tematizassem as memórias em relação ao espaço. A análise da entrevista pauta-se na perspectiva interacional para a análise do discurso (GOFFMAN, 1979; GUMPERZ, 1982) e na Análise das Narrativas (RIESSMAN, 2008). A análise evidenciou o compartilhamento de experiências, a alta sintonia conversacional e o emprego de várias estratégias discursivas, tais como o diálogo construído (TANNEN, 1989). Observou-se, também, na construção da memória coletiva (HALBWACHS, 2004), diferentes alinhamentos (GOFFMAN, 1979) constitutivos de uma variada gama de identidades pessoais e profissionais, alicerçadas em valores tais como companheirismo, amizade e solidariedade.

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Biografia do Autor

Grasiele Barreto Rangel Monteiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Mestre em Memória Social - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Especialista em Gestão da Informação e Inteligência Competitiva - Universidade Estácio de Sá - UNESA. Graduada em Biblioteconomia e Documentação - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Bibliotecária na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Atuação em pesquisas e projetos nas áreas: Biblioteconomia, Informação e Memória Social (UNIRIO;UFRJ). Instrutora em disciplinas sobre Uso Ético da Informação e Propriedade Intelectual (UFRJ).

Diana de Souza Pinto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professora associada III da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando como pesquisadora e docente no Programa em Pós-Graduação em Memória Social. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso sob a perspectiva sócio-interacionista, atuando, principalmente, nos seguintes temas: memória social, saúde mental, estudo das narrativas e práticas comunicativas institucionais.

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Publicado

2017-12-11

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA