Proposta de política de desenvolvimento de coleções da biblioteca SESC Centro - João Pessoa

Autores

  • Mayrane Job Meira Costa Universidade Federal da Paraíba

Resumo

A necessidade da política de Gestão de coleções pode ser evidenciada a partir do momento em que as bibliotecas deixam de ser meros depósitos de produções bibliográficas e passam a atender as especificidades de seus usuários ou instituições, funcionando assim como um filtro das informações a serem disponibilizadas. Através da vivência de estágio na Biblioteca Sesc Centro João Pessoa, observou-se a inexistência de uma política de desenvolvimento de coleções, o que instigou o estudo de como ocorrem as atividades do processo de Desenvolvimento de Coleções na mesma, tendo em vista a ausência de uma política que norteie esse processo. Versando sobre este problema, o presente trabalho pretendeu analisar o perfil dos usuários, sua satisfação com o acervo, à forma como esse processo se dá e a viabilidade de implementação de uma política nesse contexto. Para tanto, lançou-se mão de um estudo quanti-qualitativo, sendo aplicados dois questionários destinados a bibliotecária e aos usuários. Os resultados demonstram que, embora os usuários estejam satisfeitos com o acervo, a quantidade de itens disponíveis não têm atendido a crescente demanda, e que a inexistência de uma política tem empobrecido o serviço e a participação da bibliotecária responsável pela referente biblioteca. Nesse sentido a necessidade de uma política nesse contexto torna-se imprescindível, já que muitas dessas lacunas, bem como outras que possam surgir, teriam a possibilidade de serem supridas, atendendo assim as vicissitudes inerentes a biblioteca. Contudo, mediante estas circunstancias elaborou-se uma política com o objetivo de nortear a gestão dos itens informacionais em conformidade aos fins da biblioteca ora apresentada.

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Biografia do Autor

Mayrane Job Meira Costa, Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba

Departamento de Ciência da Informação

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Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

RESUMOS DE MONOGRAFIAS