Inquietações à reforma de uma lei: olhares sobre a biblioteca escolar

Autores

  • Everton da Silva Camillo Universidade de São Paulo - USP
  • Claudio Marcondes de Castro Filho Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n2.35285

Resumo

Não é possível que esqueçamos que um dos maiores desafios no Brasil são as lutas existentes frente aos inúmeros contextos de políticas públicas culturais, educacionais e informacionais. A biblioteca escolar é uma das figuras protagonistas nesse enredo de discussões que lhe procura conferir destaque como parte reconhecidamente legitimada na política educacional de uma nação. Por meio da pesquisa exploratória de delineamento bibliográfico denotamos que a biblioteca escolar traz a noção de completude às atividades escolares e atrai olhares sobre a atual legislação para a biblioteca escolar brasileira, enredando uma abordagem introdutória sobre políticas públicas. Conclui com a afirmativa de que o comportamento introjetado no Estado cerceia possibilidades de construção de um cidadão melhor engajado social, cultural, educacional e politicamente, imobilizando a coesão do desenvolvimento humano, fato que, se não aliançado à revisão com intenção de reforma da Lei Federal 12.244/10 pode gerar inibições do alcance da biblioteca escolar brasileira como um instrumento de real fomento de desenvolvimento social e humano.

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Biografia do Autor

Everton da Silva Camillo, Universidade de São Paulo - USP

Discente do curso de Bacharelado em Biblioteconomia e Ciências da Informação e da Documentação

Claudio Marcondes de Castro Filho, Universidade de São Paulo - USP

Docente do curso de Bacharelado em Biblioteconomia e Ciências da Informação e da Documentação

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Publicado

2017-12-11

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA