Usabilidade do processo de cadastro de autor no Open Journal System: Análise a partir da avaliação cooperativa

Autores

  • Maria Aniolly Queiroz Maia Bibliotecária/Documentalista na UFRN Doutoranda em Gestão da Informação e do Conhecimento - UFMG
  • José Guilherme Santa Rosa Docente do Programa de Pós-Graduação em Design UFRN
  • Andre Luis Santos de Pinho Docente do Programa de Pós-Graduação em Design UFRN

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n2.36056

Resumo

As revistas científicas eletrônicas correspondem a canais de publicação e divulgação da informação científica. Por meio delas, os usuários podem disseminar seus estudos, assim como desenvolver novas pesquisas. Um dos sistemas utilizados para criação e gestão de periódicos eletrônicos é o Open Journal Systems (OJS), utilizado na construção de portais de periódicos, assim como na criação de revistas isoladamente. Nesse sentido, acredita-se que os sistemas de gestão e criação de revistas científicas eletrônicas devem ser desenvolvidos (interna e externamente) de acordo com as necessidades dos seus usuários. No caso do desenvolvimento interno, um desses processos se refere ao cadastro de autor, por sua vez, é uma tarefa relevante no processo editorial. Assim, o estudo proposto, de temática Usabilidade de periódicos científicos, objetiva analisar a usabilidade do processo de cadastro de autor no OJS por meio da revista BiblioCanto, que integra o Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para a efetivação da pesquisa, foi utilizada a técnica de Avaliação Cooperativa com um total de vinte participantes em quatro categorias: discentes de graduação, discentes de pós-graduação, docentes e bibliotecários. Os resultados apontaram que o processo analisado necessita de melhorias tais como: sinalização do ambiente de realização de cadastro; descrição e exclusão de informações solicitadas no formulário para cadastramento. Por fim, acredita-se, que de uma forma geral, o OJS atende parcialmente às necessidades dos seus usuários no tocante à usabilidade do referido software.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR: 9241-11: Requisitos Ergonômicos para Trabalho de Escritórios com Computadores: parte 11 – orientações sobre usabilidade. Rio de Janeiro, 2002.

BAPTISTA, Ana Alice; COSTA, Sely Maria de Souza; KURAMOTO, Hélio; RODRIGUES, Eloy. Comunicação científica: o papel da Open Archives Initiative no contexto do Acesso Livre. Encontros Bibli, Florianópolis, n. esp., jan./jul. 2007. Disponível em:< https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2007v12nesp1p1/435>

. Acesso em: 29 jun. 2017.

BIBLIOCANTO. Disponível em: <http://www.periodicos.ufrn.br/bibliocanto>. Acesso em: 10 fev. 2015.

BOURDIEU, Pierre. O Campo Científico. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 122-155.

CHALHUBI, Tania; BENCHIMOL, Alegria; GUERRA, Claudia. Acesso livre via repositórios: políticas de instituições brasileiras. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v.17, n. esp. 2 – III SBPC, p. 159-173, 2012.

FILARDI, Ana Lúcia; TRAINA, Agna Juci Machado. Montando questionários para medir a satisfação do usuário: avaliação de interface de um sistema que utiliza técnicas de recuperação de imagens por conteúdo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS, 8., 2008. Anais... Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2008.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

ISO 9126. Software product evalution: quality characteristics and guidelines for their use. 1991.

KURAMOTO, Hélio. Qual a Melhor tradução para Open Access:

Acesso Aberto ou Acesso Livre. In: ______. Blog do Kuramoto. 2006. Disponível em: < https://kuramoto.wordpress.com/tag/acesso-aberto/>. Acesso em: 01 ago. 2014.

MARDERO ARELLANO, Miguel Ángel; FERREIRA, Sueli Mara Sores Pinto; CAREGNATO, Sônia Elisa. Editoração eletrônica de revistas científicas com suporte do protocolo OAI. In: FERREIRA, Sueli Mara Soares Pinto; TARGINI, Maria das Graças. Preparação de Revistas Científicas: teoria e prática. São Paulo: Reichmann & Autores, 2005. p. 195-229.

MEADOWS, Jack. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos,

268 p.

MONTEIRO, Rejane Lordão. “Um Canto a se Revelar”. BiblioCanto, Natal, v. 2, n. 1/2, p. 2, jan./jun. 1995.

NIELSEN, Jacob. Usability Engineering. Boston: Academic Press, 1993.

NIELSEN, Jakob; LORANGER, Hoa. Usabilidade na Web: projetando websites com qualidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

PUBLIC KNOWLEDGE PROJECT, 2014. Disponível em: <https://pkp.sfu.ca/>. Acesso em: 08 maio 2017.

SANTA ROSA, José Guilherme; MORAES, Anamaria. Avaliação e projeto no design de interfaces. 2. ed. rev. e ampl. Teresópolis: 2AB, 2012.

SAYÃO, Luís Fernando. Repositórios Digitais confiáveis para a preservação de periódicos eletrônicos científicos. Ponto de Acesso, Salvador, v.4, n.3, p. 68-94, 2010.

SUBER, Peter. Removing barriers to research: an introduction to open access for

librarians. College and Research Libraries News, v. 64, n. 2, fev. 2003. Disponível em:< http://news.ala.org/ala/acrl/acrlpubs/crlnews/backissues2003/ february1/removingbarriers.htm

>. Acesso em: 19 maio 2017.

Downloads

Publicado

2017-12-11

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA