Biblioteca escolar: Espaço que cria laços de pentencimento

Autores

  • Thelma Regina Fonseca de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Luciane de Fátima Beckman Cavalcante Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n3.36256

Resumo

Este artigo faz uma reflexão sobre a biblioteca escolar como um espaço favorável para criar laços de pertencimento nos seus usuários, proporcionando alegria e descontração e, principalmente, prazer em quem a frequenta. Procura identificar na Ciência da Informação e nas diversas áreas do conhecimento, informações para melhorar a relação entre biblioteca e usuários na biblioteca escolar. Foi utilizada a pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. O universo da pesquisa foi constituído pela biblioteca escolar de um colégio estadual da cidade de Londrina, Paraná. Para a coleta de dados, o instrumento utilizado foi um roteiro de observação sistemática dos usuários no ambiente da biblioteca escolar e uma redação elaborada pelos alunos do 7º ano. Conclui-se que vários fatores contribuem para que seja despertado nos adolescentes o sentimento de pertencimento em relação ao espaço da biblioteca escolar, desde a organização do espaço passando pela atualização do acervo oferecido até a apresentação do ambiente pelos profissionais, que são os professores e os demais responsáveis pelo espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thelma Regina Fonseca de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Especialista em Gestão de Biblioteca Escolar -UEL

Luciane de Fátima Beckman Cavalcante, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ciência da Informação Professora do Departamento de Ciência da Informação - UEL

Referências

BERNI, V. L.; ROSO, A. A adolescência na perspectiva da psicologia social crítica. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/psoc/v26n1/14.pdf>. Acesso em:08 jun. 2016.

BERGER, P. L. ; LUCKMANN, T. Modernidade, pluralismo e crise de sentidos: a orientação do homem moderno. Petrópolis: Vozes, 2004.

BORTOLIN, S.; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Bibliotecário: um essencial mediador de leitura. In: SOUZA, R. J. de. (Org.). Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p. 205-218.

BONNEMAISON, J. Viagem em torno do território. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (Orgs.) Geografia Cultural: um século v.3. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2002.

BRASIL. Lei 8.069, de 13 de Julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: Ministério da Justiça, 1990. Disponível em: <http://www.crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/camara/estatuto_crianca_adolescente_9ed.pdf>. Acesso em: 03 maio 2016.

BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. de L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 13. ed. reform. e ampl., 1999. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B_UpzuaKL16MdXdzUXV5cjFPZjA/edit>. Acesso em: 21 jun. 2016.

CALDIN, C. F. A função social da leitura da literatura infantil. 2003. Disponível em: <http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/147/14701505.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2015.

CARVALHO, A. C.; SISLA, E. C.; NALINI, D. O espaço e a leitura. Revista Avisa Lá, São Paulo, n. 40, p. 41-48, jun. 2009.

CASTRO, P. A. de. Tornar-se aluno: identidade e pertencimento um estudo etnográfico. UFRJ, 2011. Disponível em:< http://www.proped.pro.br/teses/teses_pdf/2004_1-74-do.pdf>. Acesso em: 08 jun. 2016.

ERIKSON, E. Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

FRAGOSO, G. M. Biblioteca escolar. Rev. ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis. v. 7, n. 1, 2002. Disponível em: < https://revista.acbsc.org.br/racb/issue/view/28>. Acesso em: 27 abr. 2015.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido, 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

IFLA/UNESCO, The School Library Manifesto: the school library in teaching

and learning for all. IFLA, 2000. Diretrizes para Bibliotecas Escolares, 2000. trad. Neusa Dias Macedo, Helena Gomes de Oliveira. 2005. Disponível em:<http://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/school-library-guidelines/school-library-guidelines-pt_br.pdf>. Acesso em: 23 abr. 2015.

MOREIRA, R. Para onde vai o pensamento geográfico?: por uma epistemologia crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

OUTEIRAL, J. O. Adolescer: estudos sobre adolescência. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

______. Adolescer: estudos revisados sobre a adolescência. Rio de Janeiro: Revinter, 2003.

PERTENCIMENTO. In: Dicionário português online. Disponível em:<http://dicionarioportugues.org/pt/pertencimento>. Acesso em: 03 fev. 2016.

PERTENCIMENTO. In: Dicionário dos direitos humanos. Disponível em: <http://escola.mpu.mp.br/dicionario/tiki-index.php?page=Pertencimento>. Acesso em: 27 maio 2016.

SARMENTO, M. J. Infância, exclusão social e educação como utopia realizável. Educação & Sociedade, n. 78, p.265-283, abr. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a15v2378.pdf>. Acesso em: 10 maio 2016.

SARRAF, V. P. A comunicação dos sentidos nos espaços culturais brasileiros: estratégias de mediação e acessibilidade para as pessoas com suas diferenças. PUC – São Paulo: 2013.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. 1930. Tradução de Lívia de Oliveira, São Paulo: Difel, 1983.

_______. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VAZ, A. C. DE S.; ANDRÉ, B. P. Construindo identidades no espaço escolar: percepções de professores sobre o sentimento de pertencimento dos seus alunos e a construção da cidadania, 6., Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: Didática e Avaliação. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/ceduce/trabalhos/TRABALHO_EV047_MD1_SA7_ID575_19052015193150.pdf.> Acesso em: 27 maio 2016.

Downloads

Publicado

2018-01-16

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA