Panorama das Pesquisas em Educação a Distância relacionados às Bibliotecas

Resumo

O objetivo deste estudo é fazer uma investigação do tema biblioteca para compreender em que medida a Educação a Distância tem se dedicado às pesquisas sobre biblioteca, a partir do Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIED). Para tanto, foi feita a revisão sistemática dos artigos publicados nos anais do SIED dos anos de 2012, 2014 e 2016. A análise foi feita com a leitura dos 749 resumos e, em alguns casos, com a leitura na íntegra dos artigos para o detalhamento dentro dos grupos temáticos, independente da forma de apresentação no SIED (comunicação oral ou cartaz). Os trabalhos do SIED foram sistematizados e apresentados em cinco grupos temáticos, que resultaram neste artigo.

Biografia do Autor

Ligia Leite Castelli Ferreira, Universidade Federal de São Carlos
2005 - Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); 2016 - aluna regular do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade; Atualmente ocupa a chefia do Departamento de Desenvolvimento Institucional da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais da UFSCar, universidade em que trabalha desde 2007 como técnica em assuntos educacionais.

Referências

BERTAGNOLLI, S. C. et al. Bibliotecas Digitais Integradas a Ambientes Virtuais de Aprendizagem. RENOTE, v. 5, n. 2.

BRASIL. Ministério da Educação. 2007. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf.Acesso em: maio 2017

CAMPELLO, B. S. Encontros científicos. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.

CHIARI, A. S. S.; BORBA, M. C. Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Educação Matemática online: biblioteca interativa ou livro didático dinâmico?. SIED: EnPED-Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, São Carlos: UFSCar, 2014.

FERREIRA, M.; CARNEIRO, T. C. J. A institucionalização da Educação a Distância no Ensino Superior Público Brasileiro: análise do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Educação Unisinos, v. 19, n. 2, p. 228-242, 2015.

GATTI, B. A. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 65-81, 2001.

GRACIOSO, L. S. Biblioteca como equipamento de apoio a produção do conhecimento na educação a distância. SIED: EnPED-Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2016.

HAGUENAUER, C. J. et al. Uso de jogos na educação online: a experiência do LATEC/UFRJ. Revista EducaOnline, v. 2, n. 1, 2007.

LACERDA, A. L. et al. A importância dos eventos científicos na formação acadêmica: estudantes de biblioteconomia. Revista ACB, v. 13, n. 1, p. 130-144, 2008.

MILL, D.; OLIVEIRA, M. R.G. A Educação a Distância em pesquisas acadêmicas: uma análise bibliométrica em teses do campo educacional. Educar em Revista, n. 4, 2014.

MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD: a educação a distância hoje. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 142 p.

NERI, M. et al. Motivos da evasão escolar. Brasília: Fundação Getúlio Vargas, 2009.

PETERS, O. A educação a distância em transição. Editora UNISINOS. São Leopoldo (RS), 2009. p.7-235.

QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva, 1998.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodología de la investigación. México: McGraw-Hill, 1991.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 15 ed. São Paulo: Cortez, 1989. 238 p.

SILVA, S. S.; ZANIOLO, L. O. Identificando tendências temáticas divulgadas nos Anais do V Congresso Brasileiro de Educação Especial-UFSCar. IV Seminário Internacional Inclusão em Educação Educação Especial: UFRJ: Rio de Janeiro, 2013. p. 790-799. Disponível em: http://www.lapeade.educacao.ufrj.br/anais/files/WSMG2873.pdf. Acesso: maio 2017.

SOUZA, M. A. R. Uso de Recursos Educacionais Abertos no letramento informacional em bibliotecas de educação profissional. SIED: EnPED-Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, São Carlos: UFSCar, 2016.

TRIVINOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. p.161-173.

Publicado
2018-06-11
Seção
ARTIGOS DE REVISÃO