O encanto pela biblioteconomia: relato de experiência de docência voluntária

Autores

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n4.37157

Resumo

A Biblioteconomia é uma área de conhecimento que encanta. Isso se justifica por diversos motivos. Merece destaque o fato de que o fazer profissional biblioteconômico perpassa todas as demais áreas do conhecimento, contribuindo na organização e disseminação das informações produzidas em quaisquer campos científicos, o que viabiliza, naturalmente, a aquisição de conhecimentos variados por parte do bibliotecário. A partir dessa afirmação, este artigo relata o iniciar da carreira profissional de um bibliotecário, por meio de sua atuação como professor voluntário. Discorre o contexto de vinculação do professor ao Curso de Biblioteconomia, como também os recursos didáticos, os procedimentos de ensino adotados e as atividades realizadas em sala de aula, mediante o lecionamento da disciplina Formação e Desenvolvimento de Coleções. Ao final, atesta as contribuições da experiência, mencionando os benefícios alcançados tanto pelo professor quanto pelo alunado e as expectativas para o ingresso no mercado de trabalho. Palavras-chave: Docência-Biblioteconomia. Ensino pela pesquisa. Prática profissional. Gestão de coleções.

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Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2012). Atualmente, é instrutor de cursos sobre Normalização e Editor de Textos para Trabalhos Acadêmicos e Redação Oficial no Departamento de Pessoas da UFES; mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); bolsista do projeto elaboração e implantação de uma política de periódicos e construção do portal de periódicos de Minas Gerais, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG); membro do grupo de pesquisa Informação e sistemas de informação: Estudos de usuários e usos, financiado pelo CNPQ; atua no ramo da consultoria informacional, com foco em normalização, estruturação e revisão de projetos e pesquisas acadêmico-científicas; ministra aulas, cursos e treinamentos sobre metodologia científica e leciona nos cursos de Biblioteconomia e Administração; e é revisor e assessor do periódico Pró-Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES . Tem experiência na área de consultoria de acervos bibliográficos, normalização e revisão de trabalhos científicos. Realiza pesquisa em diferentes temáticas da Ciência da Informação, trabalhando principalmente com os seguintes temas: formação continuada, tratamento da informação, fazer bibliotecário, tecnologia da informação, formação e desenvolvimento de coleções e organização da informação e do conhecimento, com foco nas novas formas de representação e linguagem documentária direcionadas à gestão de coleções digitais.

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Publicado

2018-06-11

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA