Rede de bibliotecas escolares: uma observação preliminar sobre a possibilidade de uma rede na cidade de Ribeirão Preto

Autores

  • Everton da Silva Camillo Universidade de São Paulo
  • Prof. Dr. Claudio Marcondes de Castro Filho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n4.37527

Resumo

O trabalho apresenta considerações iniciais acerca do tema rede com suas projeções filosóficas, abarcando a temática relativa a sociedade em rede como um novo modo de organização social baseada no poder que as TICs e a internet têm. Aponta considerações sobre a biblioteca escolar no Brasil com elucidações históricas. Coleta de dados com propósito de ilustrar a real situação de bibliotecas escolares de escolas da rede municipal de educação da cidade de Ribeirão Preto foi realizada. Entrevistas presencial semiestruturada e por escrito com coordenadores de duas Redes de Biblioteca do Senac compõem a coleta de dados. Conclui apontando a urgência ao desenvolvimento de políticas públicas ribeirão-pretanas que deem conta de abarcar, planejar e executar problemáticas concernentes à realidade das bibliotecas escolares em meio a transitoriedade da atual sociedade.

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Biografia do Autor

Everton da Silva Camillo, Universidade de São Paulo

Graduado em Biblioteconomia e Ciências da Informação e da Documentação

Prof. Dr. Claudio Marcondes de Castro Filho, Universidade de São Paulo

Doutor em Ciência da Informação Universidade de São Paulo DEDIC/FFCLRP/USP

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Publicado

2018-06-11

Edição

Seção

RESUMOS DE MONOGRAFIAS