Uma reflexão filosófica sobre a mediação da informação na biblioteconomia: os pressupostos do “O--que-é-ser - no ato de mediar entre a racionalidade e a concepção representacionista da informação”

Autores

  • Jetur Lima de Castro UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Luiz Eduardo Ferreira da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n4.37737

Resumo

Proporciona o exercício da interpretação e reflexão acerca da mediação da informação na Biblioteconomia, sobretudo, na busca de indícios e pistas para construir concepções teóricas por meio das ações comunicativas. Investiga a aplicabilidade da Mediação da Informação na Biblioteconomia a partir do fundamento epistemológico de Habermas com a teoria crítica e Dretske sob à luz da Filosofia da Informação, com o auxílio da Ciência da Informação. Dispõe-se de uma pesquisa teórica, na qual procura compreender de forma crítica e interpretativa o cenário biblioteconômico, mediante a discussão em relação à mediação da informação enquanto fenômeno (emancipatório). Por intermédio da hermenêutica crítica, buscou-se através dos indícios interpretativos encontrar as pistas para a incerteza epistemológica na Biblioteconomia, no contexto da mediação da informação. Os resultados indiciários e interpretativos demonstram que a mediação da informação na biblioteconomia é dominada pela racionalidade instrumental da técnica que, por sua vez, precisa passar pelo plano das ações comunicativas e emancipatórias. Por fim, conclui-se que a mediação da informação na Biblioteconomia necessita de questionamentos teóricos, a fim de anunciar e consolidar com um olhar crítico as “novas” relações possíveis de debate em torno da mediação, para que os reflexos comunicativos possam transcender as políticas da razão instrumental (ideologia da técnica), com a intenção de produzir agenciamentos e ações coletivas emancipatórias no ambiente das bibliotecas e, por assim, reconstruir as práticas de ressignificação da mediação. Palavras-chave: Mediação. Biblioteconomia. Ação comunicativa. Percepção-ação. Emancipação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jetur Lima de Castro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Mestrando em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM-UFPA). Graduado em Biblioteconomia (2016) pela Universidade Federal do Pará - Campus Belém. Pesquisador na Rede Brasileira de Preservação Digital (Rede Cariniana) - IBICT.

Luiz Eduardo Ferreira da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Professor Adjunto do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Paraíba (UFPB). Doutor em Ciência da Informação - UFPB. Mestre em Ciência da Informação - UFPB. Graduado em História pela História pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Downloads

Publicado

2018-06-11

Edição

Seção

RESUMOS DE MONOGRAFIAS