Gestão do conhecimento em bibliotecas: uma revisão sistemática

Autores

  • Michelle Pinheiro
  • Fernando José Spanhol

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n4.38073

Resumo

Sendo um assunto de suma importância para as organizações na sociedade atual, a gestão do conhecimento também precisa ser incorporada pelas bibliotecas para melhoria dos processos e serviços acompanhando assim as mudanças, em especial as tecnológicas, e das instituições de ensino das quais fazem parte. O presente artigo visa mapear os estudos científicos dos últimos dez anos acerca da intersecção gestão do conhecimento, bibliotecas e educação. Foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados online Scopus e Web of Science, seguida de uma análise bibliométrica. Os resultados demonstraram que o tema vem crescendo nos últimos anos, e que se relaciona principalmente com a área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, como também com as áreas tecnológicas. As palavras-chave que obtiveram maior número de ocorrências foram gestão do conhecimento, bibliotecas acadêmicas, educação, e Biblioteconomia e Ciência da Informação. Constatou-se que as bibliotecas já vêm implementando conscientemente modelos, sistemas e práticas de gestão do conhecimento, entretanto no Brasil a gestão do conhecimento em bibliotecas ainda é incipiente.

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Publicado

2018-06-11

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO