Tendências de pesquisas relacionadas ao Portal da Transparência

Autores

  • Ricardo Cesar Silva UFSM/Frederico Westphalen
  • Gilnei Luiz de Moura UFSM
  • Marcelo Augusto Sapper de Souza UFSM
  • Adriana Camponogara Aires da Silva UFSM
  • Sirlene Aparecida dos Santos UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n4.38257

Resumo

Pressões dos cidadãos por melhores serviços e pelo devido emprego dos recursos públicos contribuem para a construção de ferramentas para que os gestores públicos prestem contas à sociedade e umas delas é o Portal da Transparência. Entretanto, a população tem dificuldades em compreender o conteúdo técnico, localização da informação no mesmo e, em muitos lugares, a dificuldade de acesso devido a baixa qualidade de infraestrutura de conexão da internet. Como objetivo, buscou-se identificar nas bases de dados de Teses e Dissertações – IBICT as tendências de pesquisas realizadas no Portal da Transparência. No que concerne à metodologia, indicou-se a classificação em categorias: título, assunto principal, unidade de análise e considerações finais. Para conclusão do trabalho, elencou-se como pontos positivos o alento de se buscar gastar com eficiência os recursos públicos, haja vista que estão publicados no Portal da Transparência e, de pontos negativos: dificuldade de encontrar as informações e interpretá-las e, muitas vezes, as mesmas, encontram-se incompletas. Para estudos futuros, com os elementos levantados, propõem-se a indicação de caminhos para a melhoria do Portal da Transparência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Cesar Silva, UFSM/Frederico Westphalen

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Especialização em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política - FESPSP (2010) e Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Públicas. Atualmente é bibliotecário da UFSM - CESNORS - Frederico Westphalen - RS e cursa o doutorado em Administração pela UFSM. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando como Bibliotecário de referência e processos técnicos.

Gilnei Luiz de Moura, UFSM

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Administração pela Escola de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado Nível 1 da Universidade Federal de Santa Maria, pertencente ao quadro docente do Departamento de Ciências Administrativas do CCSH, Colaborador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais, Membro da Comissão Editoral da Revista RAI: Revista de Administração e Inovação, Membro da Comissão Editorial da Revista Ciências Administrativas da UNIFOR, International Editorial Review Board of the International Journal of Management Science and Information Technology (IJMSIT), e Reviewer of International Journal of Management Science and Information Technology (TECHNOVATION). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública e em Gestão Universitária. Líder do grupo de pesquisa: Mutare: Grupo de Pesquisa em Mudanças, Organizacionais, Mudança, Inovação e Comportamento Organizacional. Áreas de pesquisa principais: mudanças estratégicas, estrutura e processos organizacionais, estratégia e planejamento corporativos, tomada de decisão, gestão de inovação e P&D, e planejamento e gestão pública.

Marcelo Augusto Sapper de Souza, UFSM

Formação Profissional: Bacharel em Administrador de Empresas (láurea acadêmica), Especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, Mestre em Gestão de Organizações Públicas, com 13 (treze) anos de experiência na Administração Pública Federal exercendo as funções de Gestor Financeiro, Almoxarife, Chefe do Setor de Aquisições, pregoeiro (Exército Brasileiro e Universidade Federal de Santa Maria)

Adriana Camponogara Aires da Silva, UFSM

ossui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Atualmente é secretária executiva da Universidade Federal de Santa Maria - campus de Frederico Westphalen. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente com produção e revisão textual. Ministra a oficina Consertos de Escrita para acadêmicos de graduação e o curso de Português para Estrangeiros para discentes de pós-graduação de outras nacionalidades matriculados em cursos da UFSM campus de Frederico Westphalen.

Sirlene Aparecida dos Santos, UFSM

Possui graduação em biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2006), especialização em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação pelo Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo(2010) e mestrado-profissionalizante em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria(2016). Atualmente é Bibliotecaria da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Informação.

Referências

ALBUQUERQUE, E. F. Informação Pública como Instrumento de Controle Social: o Nível de Qualidade da Informação Disponível nos Portais da Transparência dos Municípios Paraibanos. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Gestão em Organizações Aprendentes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2015.

ALVES, F. D; BECKER, F. de O; SILVEIRA, S. G. (Org.). A Administração Pública Municipal e os desafios contemporâneos. São Paulo: Perse, 2014.

ANDRADE, R. O. B. de; AMBONI, N. Estratégias de Gestão: processos e funções do administrador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

AZEVEDO, R. S. de. Ler e navegar.gov.br: experiências de interação em um portal de transparência. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Contabilidade, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/MGSS-9B3PEA?show=full>. Acesso em: 22 jun. 2015.

BARBOSA, H. Transparência Pública e Parlamento: A reforma do Poder Judiciário no portal do Senado Federal 2000-2004. 2009. 100 f. Tese (Doutorado) - Curso de Comunicação Social, Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2015.

BRASIL. Presidência da República. Controladoria Geral da União. Controle Social. 2015c. Disponível em: < http://transparencia.gov.br/controleSocial/>. Acesso em: 22 jun. 2015.

BRASIL. Presidência da República. Controladoria Geral da União. Paginas de Transparência Pública. 2015a. Disponível em: <http://www3.transparencia.gov.br/TransparenciaPublica/>. Acesso em: 22 jun. 2015.

BRASIL. Presidência da República. Controladoria Geral da União. Sobre o Portal. 2015b. Disponível em: <http://www3.transparencia.gov.br/sobre/>. Acesso em: 22 jun. 2015.

BRASÍLIA. Controladoria-Geral da União. Acesso à Informação Pública: Uma introdução à Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Brasília: Cgu, 2011. 25 p. Disponível em: <http://www.acessoainformacao.gov.br/central-de-conteudo/publicacoes/arquivos/cartilhaacessoainformacao.pdf>. Acesso em: 22 jun. 2015.

CALBO, É. R.. Inteligência em fontes abertas para suporte às investigações de indícios de ilícitos na importação de mercadorias: um estudo em bases abertas de comércio exterior. 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciência da Informação, Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2015.

CHAGAS, L. S. Estratégia e lobby: uma análise da interação entre grupos econômicos e contribuições de campanha. 2014. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Economia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-05032015-194503/pt-br.php>. Acesso em: 22 jun. 2015.

COELHO, J. C. E- Gov e Comunicação: estudo do portal da Prefeitura de Juiz de Fora. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Comunicação e Sociedade-tecnologias da Comunicação, Universidade Federal Fluminense, Juiz de Fora, 2009. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2015.

D’AVILA, M. Z.; OLIVEIRA, M. A. M de. Conceitos e técnicas de controles internos de organizações. São Paulo: Nobel, 2002.

DEUS, E. S. de. Controle social das políticas de saúde: o caso do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família. 2013. 120 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Administração, Políticas Públicas, Pontifícia Universidade Católica, Porto Alegre, 2013. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2015.

FREIRE, E. Ética na administração Pública: teoria e 640 questões. 3. ed.rev.atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

FREIRE, E. Ética na administração Pública: teoria e 640 questões. 3. ed. Elsevier: Rio de Janeiro, 2006.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HAYASHI, M.; SOUSA, C.; ROTHBERG, D. Apropriação social da ciência e tecnologia: contribuições para uma agenda. Campina Grande: EDUEPB, 2011.

IBICT. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. 2015. Disponível em: <http://www.ibict.br/sobre-o-ibict/apresentacao>. Acesso em: 22 jun. 2015.

MACHADO, C. J. S. (Org.). Ciências, Políticas Públicas e sociedade sustentável. Rio de Janeiro: E-papers, 2012.

MAGALHÃES, D. M. B. A aplicação das tecnologias da informação e da comunicação TICs, na gestão pública: um estudo sobre o governo eletrônico no Brasil. 2008. 111 f.

Dissertação (Mestrado) - Curso de Administração Pública, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2008. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2015.

MARQUES, C. de A.Controle dos contratos administrativos: caminho para a transparência pública, controle social e accountability. 2012. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Administração, Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas - ESAG, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2012. Disponível em: <http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2829>. Acesso em: 22 jun. 2015.

PALUDO, A. V. Administração Pública: teoria e questões: Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

PASCARELLI FILHO, M. A nova Administração Pública: profissionalização, eficiência e governança. São Paulo: DVS, 2011.

PILAGALLO, O. Ética concorrencial: como o ETCO introduziu essa luta na agenda nacional em 10 anos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

RECH, D. (Coord.). Direitos Humanos no Brasil: diagnóstico e perspectivas. Rio de Janeiro: Ceris, 2003.

SANTOS, F. Contabilidade Pública. Recife: Clube de Autores, 2012.

SILVA, R. C.Governo Eletrônico nos Estados Federados Brasileiros. 2013. 145 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Direito, Unisantos, Santos, 2013. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2015.

SOUZA, B. C. Controladoria. Curitiba: IESDE Brasil, 2012.

VIANA, G. B. Um framework para adaptação de conteúdo e navegação em portais de governo eletrônico. 2012. 200 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa De pós-graduação em Ciência da Computação, Instituto de Computação, Universidade de Campinas, Campinas, 2012. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000897108>. Acesso em: 22 jun. 2015.

Downloads

Publicado

2018-06-11

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO