Marketing para promoção de produtos e serviços em gestão de biblioteca: um estudo na divisão de serviços aos usuários da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba

Autores

  • Rosa Sylvana da Silva Mousinho Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n4.38702

Resumo

O marketing vem sendo utilizado nas bibliotecas como uma ferramenta de gestão que auxilia o gestor a melhorar o desempenho dessas unidades de informação e a promover, com eficiência, seus produtos e serviços. O endomarketing consiste em ações de marketing, voltadas para treinar e motivar os servidores, visando aprimorar a cultura interna para atender bem e prestar bons serviços aos usuários. Nesse contexto, o estudo objetivou analisar as ferramentas de marketing utilizadas pela gestão da Biblioteca Central da UFPB, para a promoção de produtos e de serviços da Divisão de Serviços aos Usuários. Metodologicamente, a pesquisa é um estudo de caso, de caráter descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa. Quanto aos meios, trata-se de uma pesquisa de campo e bibliográfica, cujos dados foram obtidos através de fontes primárias e secundárias, por meio de entrevistas semiestruturadas e das fontes bibliográficas, apresentados e sistematizados em tabelas. Para analisar os dados, foi adotada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontam para a aplicação e o uso das ferramentas de marketing. Identificamos e descrevemos as ferramentas de marketing utilizadas pela Divisão de Serviços aos Usuários. Porém, confirmamos o fato de que a falta da continuidade do programa de endomarketing e de capacitação e treinamentos dos servidores dificulta a efetiva implementação do plano de marketing e o uso de suas ferramentas de uma forma mais ampla e efetiva. Os resultados revelaram, também, outros elementos mencionados pelos gestores que dificultam suas ações na instituição e mostram que é preciso elaborar um novo plano de marketing e de planejamento, com ações administrativas que possibilitem mudanças, melhorem a comunicação e as relações internas da organização e contribuam para atingir os objetivos organizacionais com menos recursos e mais eficiência. Os resultados fortalecem a afirmação de que o gestor precisa estar constantemente capacitado e habilitado a exercer sua função e ter competências e habilidades para resolver problemas. Palavras-chave: Marketing. Endomarketing. Promoção. Unidades de informação. Biblioteca Universitária. Gestão de biblioteca.

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Biografia do Autor

Rosa Sylvana da Silva Mousinho, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Gestão nas Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba. Bibliotecária Documentalista na Universidade Federal da Paraíba.

Referências

MOUSINHO, Rosa Sylvana da Silva. Marketing para promoção de produtos e serviços em gestão de biblioteca: um estudo na divisão de serviços aos usuários da Biblioteca Central da universidade Federal da Paraíba. 2015. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa. 2015.

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Publicado

2018-06-11

Edição

Seção

RESUMOS DE DISSERTAÇÕES