Biblioteca, currículo e música na escola: um relato de experiência.

Autores

  • Miriã Santana Veiga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia -IFRO
  • Jussara Santos Pimenta Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Ezenice Costa de Freitas Bezerra Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2018v14n2.40405

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma breve discussão sobre os conceitos de currículo, currículo oculto, cultura e em seguida apresenta dois relatos de experiências culturais, em dois espaços escolares: a sala de aula e a biblioteca escolar. Na sala de aula o uso da música e na biblioteca escolar, o incentivo à leitura. Para tanto buscamos fundamentar nossos conteúdos em pesquisadores que defendem a valorização da cultura nos currículos. Nos relatos de experiências percebemos como é gratificante o incentivo à cultura nas escolas e de que como foi possível melhorar o ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriã Santana Veiga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia -IFRO

Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar – MEPE da Universidade Federal de Rondônia (2017), possui pós-graduação em Biblioteconomia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz – FACIBRA (2015), possui também, Bacharelado em Biblioteconomia / Ciências da Informação pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2013) e Licenciatura em História UNIR (2009). Vinculada ao Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), na Unidade Campus Porto Velho Calama como Bibliotecária-Documentalista, atua no desenvolvimento de Bibliotecas multiníveis, implantação e alimentação do sistema Catalográfico Gnuteca, aquisição de livros impressos e digitais. Implanta e desenvolve atividades de organização, tratamento, análise e recuperação de informações em diversos níveis e suportes físicos e assessoria de projetos culturais e de letramento informacional. Integrante do grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória – MNEMOS da UNIR . Atualmente está dando suporte na implantação do arquivo da Coordenação de Registros Acadêmicos – CRA do IFRO Campus Porto Velho Calama.

Jussara Santos Pimenta, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professora Doutora em Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Ezenice Costa de Freitas Bezerra, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Mestre em Educação Profissional e Docente do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Referências

Associação brasileira de normas técnicas. N BR 6023: informação e documentação referências – elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

Associação brasileira de normas técnicas. N BR 10520: informação e documentação – citações em documentos apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

CANDAU; Vera Maria; MOREIRA. Antônio Flávio Barbosa. I ndagações sobre currículo : currículo, conhecimento e cultura. . Brasília: Ministério da Educação, 2007.

MILANESI, Luís. Biblioteca . Editora: São Paulo: Atelie Editora, 2002.

CAMPELLO, Bernadete Santos. Letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico. Minas Gerais. Tese de doutorado. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2009.

HÜBNER , Marcos Leandro Freitas. A Biblioteca universitária na formação acadêmica: história da biblioteca central da Universidade de Caxias do Sul e sua relação com a aprendizagem e o sucesso acadêmico. Dissertação, Caxias do Sul, 2014. Disponível em: < https://repositorio.ucs.br/jspui/bitstream/11338/674/1/Dissertacao%20Marcos%20Leandro%20Freitas%20Hubner.pdf>. Acesso em: 16 jul. 2015.

IFRO. R egimento Geral do IFRO. Porto Velho, 2011. Disponível em: <http://www.ifro.edu.br/site/wpcontent/uploads/2009/04/RegimentoGeral. pdf>. Acesso em: 24 jul. 2015.

OLIVEIRA, Greissi Gomes; AMARAL, Roniberto Morato do. Mapeamento de processos em bibliotecas: um estudo de caso em uma biblioteca do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. In: XVII SNBU SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 2012, Gramado. Anais... Porto Alegre: UFRS, 2012. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci ARTIGO © Rev.Digit.Bibliotecon. Cienc. Inf. Campinas, SP v.13 n.3 p.526545 set./dez. 2015 ISSN 1678765X <http://200.136.214.89/nit/refbase/arquivos/oliveira/2012/603_Oliveira+Amaral2012.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2016.

SOBREIRA, Silvia Garcia. C onexões entre educação musical e o campo do currículo . Revista ABEM. Londrina. Vol 22, nº33. 2014.

Downloads

Publicado

2018-10-10

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA