A biblioteca escolar no contexto da inclusão: como oferecer e vivenciar experiências inclusivas nesse ambiente

Autores

  • Danielle Da Silva Pinheiro Wellichan UNESP Campus de Marília
  • Carla Cristine Tescaro Santos Lino UNESP, Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2018v14n1.40603

Resumo

Questões sobre os direitos da pessoa com deficiência são discutidas na educação há tempos, porém, a importância das bibliotecas escolares no âmbito da inclusão ainda tem sido pouco abordada, além da atuação do bibliotecário com um trabalho colaborativo junto aos professores de salas regulares “inclusivas”. Nesse contexto, serviços adaptados e organizados adequadamente em uma biblioteca escolar podem proporcionar um ambiente de lazer, convívio e aquisição de conhecimentos diversos desde que haja olhares inclusivos e políticas públicas direcionadas a ela. O artigo trata da inclusão de alunos do ensino regular usuários de bibliotecas escolares e, para isso, foram abordados aspectos teóricos sobre essa realidade, para contribuir com a inclusão efetiva desses alunos no ambiente informacional. Apresentam-se ao final, propostas inclusivas a serem desenvolvidas e espera-se contribuir para a compreensão em relação à importância da formação do bibliotecário de bibliotecas escolares ou de qualquer outro ambiente informacional que intervenha com pessoas com deficiência. Almeja-se provocar o interesse de profissionais pesquisadores atuantes no mercado de trabalho sobre o assunto para que produzam informações relevantes à sua comunidade, a fim de que novos estudos proporcionem ofertas de outras experiências na educação especial e ideias de adaptações para o bom uso de recursos humanos, pedagógicos e tecnológicos. Espera-se que pesquisas e adaptações possam ser oferecidas a pessoas com deficiências em todo tipo de biblioteca, e que sejam contempladas no currículo educacional de cada instituição escolar evidenciando um trabalho colaborativo entre o bibliotecário e usuários com ou sem deficiência em todo o espaço da biblioteca.

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Biografia do Autor

Danielle Da Silva Pinheiro Wellichan, UNESP Campus de Marília

Bibliotecária, Pedagoga, Mestre em Ciência da Informação e Doutoranda em Educação na linha de Educação Especial.

Carla Cristine Tescaro Santos Lino, UNESP, Campus de Marília

Licenciada em Letras, Mestra em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. Professora Bilíngue (Português – Libras) na Sala de Recursos Multifuncional I – Área da Surdez, Docente universitária e aluna especial de Doutorado em Educação, linha de pesquisa Educação Especial.

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Publicado

2018-08-12

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO