As políticas de inclusão social e informacional das pessoas com deficiência sob a ótica da responsabilidade social

Autores

  • Claudialyne da Silva Araújo Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2018v14n2.40933

Resumo

A informação está associada ao fator de mudança nas estruturas sociais da sociedade, tal constatação levou alguns países a formular diretrizes para minimizar o impacto que trariam para a sociedade, como também acompanhar a inserção na sociedade da informação, sendo necessário estudo acerca do fenômeno informacional. Tais mudanças provocaram o aumento do abismo de inclusão/exclusão informacional que afasta cada vez mais as pessoas com deficiência do acesso contínuo à informação e ao conhecimento e isolando-as da oportunidade de participar de um ambiente de aprendizado que gera um processo de conhecimento, e que os faz sentirem-se incluídos socialmente, e cidadão partícipe da sociedade. O artigo tem como metodologia uma revisão bibliográfica, no qual se propõe a expor a problemática acerca do processo de inclusão/exclusão social das pessoas com deficiência com relação as políticas sociais e de informação sob o olhar da responsabilidade social, destacando elementos como acesso e uso da informação como garantia dos direitos das pessoas com deficiência em serem cidadãos partícipes da sociedade. Como conclusão destacou-se que a sociedade precisa repensar seu olhar para as pessoas com deficiência, considerando a igualdade de direitos para todos, encarando a diversidade como uma forma de aprendizagem contínua, e que esta, deve primar pela qualidade de vida de todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2006.

ANDRADE, Partrícia Simas de. ; RODRIGUES Georgete Medleg; SIMÃO, João Batista 2003. Sociedade da Informação no Brasil e em Portugal: um panorama dos livros verdes. Ciência da Informação, v. 32, n. 3, p. 89-102, set./dez. 2003.

BARRETO, Aldo de Albuquerque. A condição da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 67-74, jul/set. 2002.

BRANDÃO, M. A. et. al. Inclusão digital educação para competência informacional: uma questão de ética e cidadania, Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 1, p. 28-36, jan./ abr. 2005.

CAJAZEIRA, Jorge Emanuel Reis. In: A incorporação da responsabilidade social na gestão. Revistas Gerenciais, n. especial, v. 5, p. 13-20, 2006 (Entrevista).

CRUZ, Carla; RIBEIRO, Uirá. Metodologia Científica: teoria e pratica. Rio de Janeiro: Axcel, 2004.

DU MONT, Rosemary Ruhig. Ethics in librarianship: a management model. Library Trends, v. 40, n. 2, p. 201-215, Fall 1991.

FÁVERO, Eugênia Augusta Gonzaga. Direitos das pessoas com deficiência: garantia de igualdade na diversidade. Rio de Janeiro: WVA, 2004.

FERREIRA, J.R. Educação especial, inclusão e politica educacional: notas brasileiras. In: ______. Inclusão E Educação - Doze Olhares Sobre a Educação Inclusiva. David Rodrigues (org.). São Paulo. Editora Summus, 2006.

MARTINS, José de Souza. Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo: Paulus, 1997.

NASCIMENTO, Deise Santos do. Exclusão informacional e exclusão social: o caso da comunidade Santa Clara em João Pesssoa-PB. João Pessoa – 113f. (Universidade Federal da Paraíba) – Mestrado em Ciência da Informação. 2009.

PAULA, Sonia Nascimento de.; CARVALHO, José Oscar Fontanini de. Acessibilidade à informação: proposta de uma disciplina para cursos de graduação na área de biblioteconomia. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 3, p. 64-79, set./dez. 2009.

SARACEVIC, Tefko. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996.

SILVA, Alba Lígia de Almeida. A (cons)ciência da responsabilidade social e ét(n)ica na produção de conhecimento sobre o(a) negro(a) em programas de pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa – 135f. (Universidade Federal da Paraíba) – Mestrado em Ciência da Informação. 2009.

TEIXEIRA, Elenaldo Celso. O papel das políticas públicas no desenvolvimento local e na transformação da realidade. AATR: Bahia, 2002.

VÁLQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

VELOSO, Letícia Helena Medeiros. Ética, valores e cultura: especifidades do conceito de responsabilidade corporativa. In: ASHELY, Patrícia Almeida (Coord.). Ética e responsabilidade social nos negócios. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 2-16.

WERSIG, G; NEVELING, U. The phenomena of interest to information science. The Information Scientist, v. 9, n. 4, 1975.

Downloads

Publicado

2018-10-10

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO