Encontro dos diretores e dos docentes das escolas de biblioteconomia do MERCOSUL: um relato de monitoria

Autores

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2018v14n2.41189

Resumo

Os eventos científicos são considerados como importantes meios de comunicação científica, utilizados nas mais diferentes áreas do conhecimento. Na área de Biblioteconomia, um dos mais importantes eventos científicos direcionados à formação profissional é o Encontro dos Diretores e dos Docentes das Escolas de Biblioteconomia do Mercosul. Portanto, este texto constitui um relato de experiência de monitoria realizada na XI edição do Encontro de Diretores e X edição do Encontro de Docentes. Objetiva apresentar as principais atividades realizadas, apontando as contribuições a partir da participação no encontro. O texto aqui descrito também apresenta referencial teórico sobre práticas de organização, definições e características dos principais tipos de eventos científicos. A partir da experiência, espera-se que habilidades tenham sido aprimoradas pelos organizadores e auxiliares, principalmente os monitores, de modo que novos eventos possam ser gerenciados de forma colaborativa, com vistas a garantir a melhoria contínua das práticas de organização de eventos na área de Biblioteconomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2012). Atualmente, é instrutor de cursos sobre Normalização e Editor de Textos para Trabalhos Acadêmicos e Redação Oficial no Departamento de Pessoas da UFES; mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); bolsista do projeto elaboração e implantação de uma política de periódicos e construção do portal de periódicos de Minas Gerais, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG); membro do grupo de pesquisa Informação e sistemas de informação: Estudos de usuários e usos, financiado pelo CNPQ; atua no ramo da consultoria informacional, com foco em normalização, estruturação e revisão de projetos e pesquisas acadêmico-científicas; ministra aulas, cursos e treinamentos sobre metodologia científica e leciona nos cursos de Biblioteconomia e Administração; e é revisor e assessor do periódico Pró-Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES . Tem experiência na área de consultoria de acervos bibliográficos, normalização e revisão de trabalhos científicos. Realiza pesquisa em diferentes temáticas da Ciência da Informação, trabalhando principalmente com os seguintes temas: formação continuada, tratamento da informação, fazer bibliotecário, tecnologia da informação, formação e desenvolvimento de coleções e organização da informação e do conhecimento, com foco nas novas formas de representação e linguagem documentária direcionadas à gestão de coleções digitais.

Referências

BUENO, Wilson Costa. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação e Informação, Londrina, v. 15, n. especial, p. 1-12, 2010. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585>. Acesso em: 3 out. 2016.

CAMPELLO, Bernadete Santos. Encontros científicos. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. p. 55-71.

GOMES, Maria Yêda Falcão. Tendências atuais da produção científica em Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 7, n. 3, jun. 2006. Disponível em: <http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2393>. Acesso em: 3 out. 2016.

IBICT. Sistema eletrônico de Administração de Conferências. 2016. Disponível em: <http://www.ibict.br/pesquisa-desenvolvimento-tecnologico-e-inovacao/sistema-eletronico-de-adminstracao-de-conferencias%28soac%29>. Acesso em: 3 out. 2016.

MEADOWS, Arthur Jack. A comunicação científica. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 1999.

MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MUELELR, Suzana Pinheiro Machado. A ciência, o sistema de comunicação científica e a literatura científica. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. p. 21-34.

MUÑOZ, Rilva. Apresentação oral de trabalhos científicos. [s.d.]. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/rilvalopes/apresentao-oral-de-trabalhos-cientficos-profa-rilva-muoz>. Acesso em: 3 out. 2016.

ROJAS, Miguel Ángel Rendón. El diálogo entre la archivística, la bibliotecología, la ciencia de la información y la museología. Un ejercicio intra, inter, multi y transdisciplinario. In: ENCONTRO DE DIRETORES, 11 e ENCONTRO DE DOCENTES DE ESCOLAS DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DO MERCOSUL, 10. Anais eletrônicos. Belo Horizonte: UFMG, 2016. Disponível em: <http://mercosur2016.eci.ufmg.br/wp-content/uploads/2016/10/AnaisMercosur5.pdf >. Acesso em: 3 set. 2016.

SENARC. Técnicas de apresentação e comunicação e formação de instrutores de capacitação. Brasília: SENARC, 2009. Disponível em: <https://www.google.com.br/>. Acesso em: 3 out. 2016.

SOUZA, Terezinha de Fátima et al. Apresentação. In: ENCONTRO DE DIRETORES, 11 e ENCONTRO DE DOCENTES DE ESCOLAS DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DO MERCOSUL, 10. Anais eletrônicos. Belo Horizonte: UFMG, 2016. Disponível em: <http://mercosur2016.eci.ufmg.br/wp-content/uploads/2016/10/AnaisMercosur5.pdf >. Acesso em: 3 set. 2016.

UFG. Manual de planejamento de eventos. [s.d.]. Disponível em: <https://www.ascom.ufg.br/up/84/o/manual_planejamento_de_eventos_completo.pdf_green>. Acesso em: 3 out. 2016.

UNIPAMPA. Guia para organização de eventos. Pampa: Unipampa; Assessoria de Comunicação Social, 2013. Disponível em: <http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/relacoespublicas/files/2012/01/Guia-para-Organiza%C3%A7%C3%A3o-de-Eventos-Unipampa.pdf.>. Acesso em: 3 out. 2016.

Downloads

Publicado

2018-10-10

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA