Presença da bibliometria como processo metodológico em teses indexadas no IBICT (2005-2015)

Autores

  • Andre Philippe Villanova Mestrando do PPGCTS da Universidade Federal de São Carlos
  • Marcia Regina da Silva Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2018v14n2.41376

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar e analisar a produção acadêmica brasileira, representada pelas teses indexadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICT), que utilizaram a Bibliometria como referencial metodológico. Na esfera teórica esta pesquisa se alicerça nos estudos sobre a comunicação científica, mais especificamente nos constructos da Bibliometria. Do ponto de vista metodológico, caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória na qual o BDTD/ IBICT foi utilizado para a construção de indicadores bibliométricos. As análises tiveram como direcionamento os procedimentos intrínsecos da ciência (caixa-preta), representada pelas metodologias. Os resultados obtidos revelam que os estudos bibliométricos estão em expansão e, geralmente, são empregados em associação com outras metodologias. O fomento para estas pesquisas cresce de maneira menos acentuada do que a produção. As pesquisas bibliométricas são, em grande parte, exploratórias, descritivas, quanti-qualitativas e documentais, as fontes de coleta variam e se relacionam, mas as bases de dados são as mais requeridas. Percebeu-se que alguns programas de pós-graduação tendem a utilizar determinadas metodologias, sugerindo polos específicos de estudos. As metodologias utilizadas concomitantemente com a Bibliometria são diversas, a mais recorrente é a análise de conteúdo. Conclui-se que a utilização de metodologias concomitantes com a Bibliometria está sendo mais explorada.

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Biografia do Autor

Andre Philippe Villanova, Mestrando do PPGCTS da Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Ciências Humanas e Educação/ UFSCar

Marcia Regina da Silva, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo

Docente do Departamento de Educação, Comunicação e Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar (PPGCTS/UFSCar). Doutora em Educação

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Publicado

2018-10-10

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA