A tecnologia assistiva em bibliotecas públicas: uma abordagem preliminar sobre sua importância e contribuição para usuários com deficiência

Autores

  • Danielle Da Silva Pinheiro Wellichan UNESP Campus de Marília
  • Eduardo José Manzini UNESP Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2018v14n4.42021

Resumo

As bibliotecas públicas estão em constante mudança e, por isso, enfrentam crises e desafios necessários para atender a sociedade. Com o advento da sociedade da informação, novas tecnologias adentraram o ambiente informacional trazendo oportunidades para as pessoas com deficiência e desafios para bibliotecários que precisam estar capacitados e sensibilizados de sua responsabilidade diante desse usuário especial. Surgem nesse contexto, como recursos e equipamentos a tecnologia assistiva para proporcionar melhores condições de vida para tais usuários e oportunizar a inclusão deles na busca pela informação e participação ativa e o mais independente possível no ambiente. Por meio da disponibilização da tecnologia assistiva as bibliotecas estão buscando ser significativas para a inclusão de pessoas com deficiência e para descrever como está sendo esse processo, buscou-se, por meio da realização de uma visita técnica e entrevista com o gestor local, subsídios para conhecer a realidade de uma biblioteca pública contemplada por um projeto governamental do estado de São Paulo para propiciar a inclusão informacional. Verificou-se que embora a tecnologia esteja disponível no ambiente, é preciso rever práticas, serviços e atuações para contribuir de fato para a inclusão e o uso mais significativo dos recursos e equipamentos da tecnologia assistiva nas bibliotecas.

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Biografia do Autor

Danielle Da Silva Pinheiro Wellichan, UNESP Campus de Marília

Mestra em Ciência da Informação (UNESP/ Marília) e Doutoranda em Educação na linha de pesquisa Educação Especial, no Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Marília, SP e participante do Grupo de Pesquisa em Deficiências Físicas e Sensoriais - DeFSen.

Eduardo José Manzini, UNESP Campus de Marília

Professor Livre-Docente do Departamento de Educação Especial, Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de pesquisa Educação Especial e Líder do Grupo de Pesquisa em Deficiências Físicas e Sensoriais – DeFSen, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Marília, SP.

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Publicado

2019-01-03

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA