Comunicação científica e o papel dos periódicos científicos no desenvolvimento das ciências

Autores

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n1.44365

Resumo

Este estudo contempla um recorte de uma pesquisa mais aprofundada sobre portais de periódicos eletrônicos, cujo objetivo do presente artigo é demonstrar a importância da comunicação científica no desenvolvimento das ciências e o papel desempenhado pelos periódicos científicos nesse processo. Ao longo do texto, define e caracteriza-se o processo de comunicação científica; relaciona o processo da comunicação com o desenvolvimento das ciências; e discorre o papel desempenhado pelos periódicos científicos no âmbito da comunicação científica, apresentando alguns desafios e expectativas inerentes a esse tipo de comunicação. O estudo caracteriza-se como pesquisa descritiva, bibliográfica e de abordagem dedutiva, recorrendo à consulta a livros e artigos científicos que versam sobre a temática em questão. Confirmou-se que os periódicos científicos continuam sendo os principais meios de comunicação científica utilizados em todas as áreas do conhecimento, sendo que o uso das tecnologias digitais contribui para melhorar o processo de comunicação, como também proporciona maior visibilidade das descobertas científicas e maior aproximação entre os diversos personagens envolvidos no processo de comunicação, disseminação e uso das informações científicas. O processo de comunicação científica é beneficiado com o uso dos periódicos eletrônicos, sobretudo no que tange à rapidez e integração dos fluxos de comunicação. Sugere-se a realização de estudo futuro sobre modelos para construção de portais eletrônicos, como também a disseminação dessas publicações e a relações com os públicos-alvo, enfocando na estruturação das plataformas digitais e no comportamento e uso das informações pelos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2012). Atualmente, é instrutor de cursos sobre Normalização e Editor de Textos para Trabalhos Acadêmicos e Redação Oficial no Departamento de Pessoas da UFES; mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); bolsista do projeto elaboração e implantação de uma política de periódicos e construção do portal de periódicos de Minas Gerais, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG); membro do grupo de pesquisa Informação e sistemas de informação: Estudos de usuários e usos, financiado pelo CNPQ; atua no ramo da consultoria informacional, com foco em normalização, estruturação e revisão de projetos e pesquisas acadêmico-científicas; ministra aulas, cursos e treinamentos sobre metodologia científica e leciona nos cursos de Biblioteconomia e Administração; e é revisor e assessor do periódico Pró-Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES . Tem experiência na área de consultoria de acervos bibliográficos, normalização e revisão de trabalhos científicos. Realiza pesquisa em diferentes temáticas da Ciência da Informação, trabalhando principalmente com os seguintes temas: formação continuada, tratamento da informação, fazer bibliotecário, tecnologia da informação, formação e desenvolvimento de coleções e organização da informação e do conhecimento, com foco nas novas formas de representação e linguagem documentária direcionadas à gestão de coleções digitais.

Referências

BOMFÁ, Cláudia Regina Ziliotto. Modelo de gestão de periódicos científicos

eletrônicos com foco na promoção da visibilidade. 2009. 238 f. Tese (Doutorado

em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-graduação em Engenharia de

Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.

CAMPELLO, Bernadete Santos. Pesquisas em andamento. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. cap. 3, p. 49-54.

COSTA, Rubenildo Oliveira da. Análise do uso de periódicos científicos na transição do meio impresso ao eletrônico em dissertações e teses: o impacto do Portal de Periódicos Capes na produção do conhecimento. 2007. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2007.

CRESPO, Isabel Merlo. Um estudo sobre o comportamento de busca e uso de informação de pesquisadores da área de biologia molecular e biotecnologia: impactos do periódico científico eletrônico. 2005. 120 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Biotecnologia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005.

FACHIN, Gleisy Regina Bories; HILLESHEIM, Araci Isaltina de Andrade. O periódico científico: padronização e organização. Florianópolis: Editora da UFSC, 2006.

GARRIDO, Isadora dos Santos; RODRIGUES, Rosangela Schwarz. Portais de periódicos científicos online: organização institucional das publicações. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15, n. 2, p. 56-72, maio/ago. 2010.

GARVEY, W. D. GRIFFITH, B. C. Communication and information processing within scientific disciplines: empirical findings for psychology. Information Storage and Retrieval, v. 8, n. 3, p. 123-136, 1972.

HOUGHTON, Bernard. Scientific periodicals: their historical development, characteristics and control. Hamden: Linnet Books, 1975.

MARRA, Patrícia dos Santos Caldas. Portais de periódicos científicos de acesso aberto nas universidades brasileiras. 2015. 139 f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) – Departamento de Biblioteconomia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2015.

MEADOWS, Arthur Jack. A comunicação científica. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 1999.

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. A ciência, o sistema de comunicação e a literatura científica. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003a. cap. 1, p. 21-34.

______. O periódico científico. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003b. cap. 5, p. 73-96.

______. A comunicação científica e o movimento de acesso livre ao conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 35, n. 2, 2006.

OLIVEIRA, Érica Beatriz Pinto Moreschi de. Uso de periódicos científicos eletrônicos por

docentes e pós-graduandos do Instituto de Geociências da USP. 2006. 140f. Dissertação

(Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2006.

______. Periódicos científicos eletrônicos: definições e histórico. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 18, n. 2, p. 69-77, maio/ago. 2008.

PACKER, Abel Laerte. A construção coletiva da Biblioteca Virtual em Saúde. Interface – Comunicação Saúde, Educação, v. 9, n. 17, p. 249-72, mar./ago. 2005.

RODRIGUES, Rosângela Schwarz; FACHIN, Gleisy Regina Bories. A comunicação científica e o uso de portais: estudo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9, Anais Eletrônicos, São Paulo, Universidade de São Paulo, 2008.

SAMAGAIA, Rafaela Rejane. Comunicação, divulgação e educação científicas: uma análise em função dos modelos teóricos e pedagógicos. 2016. 354 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.

SCHWEITZER, Fernanda; RODRIGUES, Rosângela Schwarz; RADOS, Gregório Jean

Varvakis. Comunicação científica e as tecnologias de informação e comunicação. Comunicação & Sociedade, ano 32, n. 55, p. 83-104, jan./jun. 2011.

SOUZA, Marylu Ferreira de. Comunicação da informação científica em novos espaços de memória. 2012. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de Pernambuco, 2012.

TARGINO, Maria das Graças. Comunicação científica: uma revisão de seus fundamentos básicos. Informação e Sociedade: estudos, v. 10, n. 2, p. 1-27, 2000. Disponível em: < http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/326/248>. Acesso em: 15 dez. 2016.

______. Comunicação científica na sociedade tecnológica: Periódicos eletrônicos em discussão. Comunicação e Sociedade, v. 3, n. 1-2, p. 93-112, 2001.

TEIXEIRA, Danielle Tavares. Comunicação institucional e universidade: diretrizes para a divulgação científica no estado de Mato Grosso. 2016. 263 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Universidade Metodista de São Paulo, 2016.

ZIMAN, John. Public Knowledge: the social dimension of science. London: Cambridge University Press, 1968.

Downloads

Publicado

2019-06-05

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO