Os alunos ingressantes nos cursos de biblioteconomia do município de Porto Alegre e sua experiência de leitura literária

  • Júlia Oldra Medeiros IFRS/UFRGS
  • Magali Lippert da S. Almeida Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O artigo aqui apresentado é decorrente do mapeamento da produção literária sul-rio-grandense que identificou todos os escritores que publicaram obras literárias no Rio Grande do Sul entre os anos de 1976-2016. A partir dos dados que indicaram um total de 938 escritores mapeados decidiu-se aplicar um questionário sobre leitura literária a alunos de primeiro semestre de cursos pós-médios em Biblioteconomia (um curso técnico e um bacharelado), o objetivo era verificar se os ingressantes nos cursos de Biblioteconomia tinham o hábito de leitura literária e se conheciam os escritores de seu tempo e do estado onde residem. O motivo que nos levou a coleta de dados foi o reconhecimento da importância de que os profissionais da área biblioteconômica conheçam escritores em atividade e que possam, por exemplo, participar de feiras de livros, saraus, debates literários etc. Os resultados demonstraram que de um total de 27 entrevistados a maioria dos respondentes se identifica como leitor (63%), entretanto muitos não se consideram leitores literários (37%). Quanto à leitura de autores sul-rio-grandenses contemporâneos apenas 14,8% dos entrevistados respondeu que lê ou leu algo. Há forte indicação nas respostas que as leituras feitas pela maioria que se considera leitor são de bestsellers internacionais, demonstrando que a maioria ainda faz leituras juvenis e/ou com baixos níveis de complexidade, o que é aceitável considerando que se trata de alunos ingressantes em cursos pós-médios. De qualquer forma, cientes da necessidade de intelectualização desses alunos e futuros profissionais, pretendemos, atentos a indissociabilidade do saber produzido nas universidades e institutos propor um curso de extensão de leitura literária para alunos de Biblioteconomia.

Biografia do Autor

Júlia Oldra Medeiros, IFRS/UFRGS
Estudante do Curso Técnico em Biblioteconomia/IFRS, Granduanda em Biblioteconomia/UFRGS - Bolsista PIBIC/EM
Magali Lippert da S. Almeida, Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Departamento de Ciências da Informação/Biblioteconomia

Referências

ALMEIDA, Marlon Mello de; ALMEIDA, Magali Lippert da S. Mapeamento da produção literária sul-rio-grandense contemporânea (1976-2016): pressupostos teórico-metodológicos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC, 15. 2017, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos… Rio de Janeiro: UERJ, 2017. Disponível em: <http://www.abralic.org.br/anais/arquivos/2017_1522185145.pdf>. Acesso em: 05 de mai. 2019.

ALMEIDA, Magali Lippert da S.. Literatura plicada à Biblioteconomia. In: ESTABEL, Lizandra; MORO, Eliane. (Org.). Formação do Técnico em Biblioteconomia: educação profissional e tecnológica na modalidade EAD. Porto Alegre: Evengraf, 2016. cap. 6, p. 98.

CANDIDO, Antonio. Textos de Intervenção. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2002.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. 2. ed. Brasília, DF: UNB, 1998.

COELHO, Clara Duarte; BORTOLIN, Sueli. O processo de apropriação da literatura em bibliotecas comunitárias. In: COLÓQUIO EM ORGANIZAÇÃO, ACESSO E APROPRIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO, 2., 2017, Londrina: UEL, 2017. p. 161-172.

LIMA, Sirleide de Almeida; SOUZA, Agostinho Potenciano de; CORSI, Solange da Silva. O Best-seller e a formação do gosto pela leitura dos jovens leitores. ECO-Pós. Rio de Janeiro, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos/article/view/1387/2038 . Acesso em: 05 mai. 2019.

LUFT, Gabriela. Das bibliotecas, dos livros, da leitura, dos leitores e da literatura como direitos humanos. In: ESTABEL, L. B.; MORO, E. L. S. (Org). Biblioteca: conhecimentos e práticas. Porto Alegre, RS: 2014. cap.13, p.156.

MORAES, Isabella Lígia. A literatura e o seu poder de resgate da integralidade humana. Disponível em: http://www.ufjf.br/darandina/files/2010/12/5a.-edi%C3%A7%C3%A3o-artigo11.pdf . Acesso em: 12 de junho de 2019.

RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da Biblioteconomia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009.

RÖSING, Tânia; ZILBERMAN, Regina. Fazendo a leitura acontecer. In: RÖSING, Tânia; ZILBERMAN, Regina (Org.). Leitura: História e Ensino. Porto Alegre: Edelbra,2016.p.7-9.

RETRATOS DA LEITURA NO BRASIL. São Paulo: Instituto Pró-Livro, 2016.

ROCHA, Marcelo. Ensaio sobre o não e outros fracassos. Porto Alegre: Buqui, 2015.

Publicado
2020-04-30
Seção
RELATOS DE PESQUISA