Abordagens metodológicas das monografias do curso de relações públicas da Universidade Federal da Paraíba

Autores

  • Nadine Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Fellipe Sá Brasileiro Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Lívia Pachêco Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Gislene Pereira UNIPÊ - Centro Universitário de João Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n4.50283

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as abordagens metodológicas adotadas nas monografias defendidas no Curso de Relações Públicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tendo como marco temporal os anos de 2011 a 2018. O artigo analisou 25 (vinte e cinco) monografias, que constituíram o corpus da pesquisa. Com os resultados examinados, observou-se que o Curso de Relações Públicas da UFPB demonstra uma predominância de métodos qualitativos em suas monografias, sendo estas de natureza básica e, quanto aos objetivos, de maioria exploratória. Também adere preferencialmente a estudos de caso no que diz respeito aos procedimentos. Com relação aos métodos de coleta de dados, verificou-se que os dados são obtidos, principalmente, por meio de documentos, sendo analisados seguindo as técnicas de modo estatístico e interpretativo. Pelos dados, consideramos que o artigo permite compreender e destacar as perspectivas metodológicas seguidas pelos autores dos trabalhos analisados, contribuindo como uma fonte de pesquisa para trabalhos futuros nos Cursos de Relações Públicas e em áreas sociais, principalmente como ponto de reflexão sobre o fazer científico.

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Biografia do Autor

Fellipe Sá Brasileiro, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Maria Lívia Pachêco Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Gislene Pereira, UNIPÊ - Centro Universitário de João Pessoa

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

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Publicado

2020-08-26

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA