Valor da marca:

uma análise bibliométrica sobre a produção científica internacional

Autores

  • Tamires Silva da Silva Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n4.51760

Resumo

No contexto atual de intensiva competitividade, o papel das marcas tem sido reforçado, oferecendo diferenciação entre os produtos ou serviços similares disponibilizados pelos competidores, sendo desse modo, decisivo para o sucesso das empresas. Nesse sentido, a avaliação da marca tem sido considerada relevante tanto pelos práticos quanto pelos acadêmicos. Este estudo busca contribuir com o tema valor da marca ao fornecer um panorama geral através do levantamento de dados numéricos sobre a sua produção intelectual utilizando a base de dados Scopus. O método caracteriza-se como pesquisa documental e análise bibliométrica, quanto à sua finalidade classifica-se como exploratório descritivo. Entre as principais contribuições estão a análise quantitativa da produção por ano da última década, os autores, instituições e países mais produtivos, além dos trabalhos mais relevantes do período, ressalta-se que tais informações podem auxiliar novos pesquisadores no desenvolvimento de seus trabalhos. Sugere-se para as próximas pesquisas, uma análise mais aprofundada sobre o tema a nível internacional e também dos trabalhos desenvolvidos no Brasil, com enfoque especial as principais contribuições obtidas até então e aspectos a serem explorados futuramente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamires Silva da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Downloads

Publicado

2020-08-26

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO