Comportamento organizacional

análise do tema por meio de uma pesquisa bibliométrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n4.52583

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal caracterizar as pesquisas que abordem o tema Comportamento Organizacional, publicados na base de dados SPELL no período de 2009 até agosto de 2019. A pesquisa é classificada como um estudo bibliométrico de abordagem quantitativa. Nesse estudo buscou identificar as revistas onde foram publicadas essas pesquisas, seus respectivas Qualis, ano das publicações, autores que mais publicaram sobre o assunto, os artigos que alcançaram maiores número de acessos citações e downloads, identificação dos construtos mais mencionados, as escalas mais utilizadas além das palavras mais repetidas nos títulos e palavras-chave. Os resultados encontrados evidenciaram a emergência de desenvolver pesquisas sobre Comportamento Organizacional no contexto nacional, pois encontrou-se apenas 53 artigos. Com os resultados obtidos nesse estudo é possível sugerir futuras pesquisas, pois notou-se que existem vários construtos pouco investigados com o tema estudado. Além disso, verificou-se que esta temática fornece poucos artigos para análise no contexto brasileiro. Assim, sugere-se que pesquisas futuras estudem a relação de Comportamento Organizacional alinhado com os construtos encontrados nessa pesquisa, podendo aplicar esses no ambiente nacional como também no contexto internacional. Esse estudo tem como limitação a base de dados utilizada, uma vez que concentra-se em apenas uma base nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Richter, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa do CNPq - Nível 2A.

Michel Barboza Malheiros, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação (PPGA) - (UFSM).

Roger da Silva Wegner, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa (UFSM). Mestre em Engenharia de Produção (UFSM). Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação (PPGA) - UFSM.

Vania de Fátima Barros Estivalete, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestrado em Engenharia de Produção (UFSM). Doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado em Sociologia Econômica das Organizações no SOCIUS - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações no ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa-Portugal (2015).

Vanessa Piovesan Rossato, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação (PPGA) - UFSM

Downloads

Publicado

2020-08-26

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO