O potencial da Classificação Decimal Universal (CDU) na recuperação da informação na web

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2020v16n1.53757

Resumo

Os Sistemas de Organização do Conhecimento, especificamente a Classificação Decimal Universal, objetiva aumentar a qualidade dos relacionamentos dos conceitos de um domínio, tendo potencial de uso nos sistemas de recuperação on-line. O propósito deste artigo é apresentar metodologias utilizadas com a Classificação Universal atrelada a um tesauro, haja vista melhorar a recuperação da informação. Os procedimentos metodológicos utilizados classificam a pesquisa como descritiva, qualitativa e exploratória, recorrendo à aplicação de uma revisão da literatura. Para seleção das fontes de consulta, utilizaram-se as principais bases de dados da área da Ciência da Informação, sem recorte temporal, sendo escolhidos, apenas, os trabalhos que abordavam o uso da Classificação Decimal Universal para melhorar a recuperação da informação no ambiente web. Os resultados revelaram vários aspectos relativos ao contexto desse tema, as bases teóricas e fundamentos conceituais, identificando estudos antigos e recentes, o que possibilitou apontar práticas e perspectivas futuras relativas ao uso dos sistemas de classificação bibliográfica. Com o mapeamento da literatura, concluiu-se que o potencial da Classificação Universal está em correspondência com os termos de um tesauro relacionado. Percebeu-se que a temática ainda foi pouco explorada, com predominância de artigos publicados em língua estrangeira, motivo pelo qual é necessária maior atenção no que se diz respeito ao potencial desse sistema de classificação para a recuperação da informação na web.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Italo Rodrigues Castro, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa e Doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Gercina Ângela Lima

Pós-doutora em Estudos sobre metodologias para o processo de indexação de documentos textuais pela Universidad Carlos III e pela Universidade de São Paulo. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2020-10-19

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO