Literatura popular e biblioteca

cordel e penny dreadful como fontes documentais para informação histórico-cultural

Autores

  • Fabrício Alves da Silva Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Williams Jorge Correa Pinheiro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n4.53790

Resumo

Apresenta uma análise da produção literária de origem popular – mais especificamente o cordel brasileiro e o penny dreadful inglês – e a importância de tê-la presente em acervos de bibliotecas, visto que através desse tipo de literatura é possível compreender de forma holística, a partir das manifestações histórico-culturais, a construção da identidade de um determinado povo. Para tal, foram elaboradas, valendo-se do método descritivo-comparativo, análises que defrontam aspectos particulares destes dois tipos de manifestação literária de origem popular, tanto semelhanças como peculiaridades. Os suportes de baixo custo causaram uma revolução no mercado editorial, e exerceram uma atração significativa sobre um numeroso e fiel público leitor. Diante disso, este artigo tem por objetivo elucidar a relação entre as bibliotecas e a cultura popular ao abordar, cordel e penny dreadful, como meios facilitadores para o acesso das massas à cultura escrita, além de identificá-los como amplificadores para as múltiplas vozes criativas de indivíduos e coletividades socialmente desprivilegiados e inseridos em realidades extremamente desigualitárias. As bibliotecas têm a responsabilidade de preservar, organizar e disseminar essas fontes documentais de informação para facilitar ainda mais o acesso a tais obras a fim de fazer reverberar as multivozes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Alves da Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Ocupa o cargo de bibliotecário do Campus Monte Alegre (CMAL) da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Williams Jorge Correa Pinheiro, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (1990) e mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (2007). Atualmente é conselheiro do Conselho Federal de Biblioteconomia, coordenador de curso a distância da Universidade Federal do Pará e professor efetivo de ensino superior da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da informação, bibliotecas escolares, informação tecnológica, biblioteca universitária e fontes de informação. Coordenador do projeto de adesão pela UFPA ao Projeto Nacional de Bacharelado em Biblioteconomia na modalidade a distância.

Downloads

Publicado

2020-08-26

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO