A biblioteca pública e a formação do estudante

Análise de fontes de informação para a pesquisa escolar na área de ciências biológicas

Autores

  • Jéssica Patrícia Silva de Sá Doutoranda em Ciência da Informação na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Glauber Ronaldo Gonçalves Dos Santos Acadêmico de Licenciatura em Biologia pelo Centro Universitário Claretiano. Tecnólogo em Gestão Pública pela Universidade Norte do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2020v16n2.54637

Resumo

Como parte da comunidade que faz uso da biblioteca pública, os estudantes procuram esse equipamento para responder às suas demandas educacionais, dentre elas, a pesquisa escolar. Diante disso, o objetivo geral desse estudo foi investigar as tipologias de fontes de informação para pesquisa escolar na área de Ciências Biológicas disponíveis no acervo de uma biblioteca pública. Como objetivos específicos elencou-se: identificar os materiais bibliográficos sobre ciências disponíveis no acervo da biblioteca pública; analisar a pertinência e qualidade dos materiais encontrados; categorizar as fontes de informação identificadas. Como metodologia, optou-se pela análise exploratória das fontes de informação disponíveis no acervo da Biblioteca Pública Municipal Professor Francisco Tibúrcio de Oliveira, localizada em Santa Luzia, município da região metropolitana de Belo Horizonte. Dessa forma, foi realizada uma visita técnica à instituição, de maneira que os pesquisadores puderam avaliar os materiais bibliográficos. O acervo encontrado foi categorizado em quatro tipologias distintas: livros teóricos, livros paradidáticos, obras de referência e livros didáticos. A análise dos materiais informacionais acusa uma escassez de fontes de informação que possam embasar adequadamente uma pesquisa escolar. Apesar de tais críticas serem necessárias para evidenciar a falta de investimento na biblioteca pública por parte do município, ressalta-se a pertinência da instituição para a comunidade como ambiente de aprendizagem não formal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Patrícia Silva de Sá, Doutoranda em Ciência da Informação na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestra em Ciência da Informação pela mesma instituição (2018). Possui graduação em Biblioteconomia pela UFMG (2016). Integrante do grupo de Estudos em Práticas Informacionais e Cultura (EPIC) desde setembro de 2017.

Glauber Ronaldo Gonçalves Dos Santos, Acadêmico de Licenciatura em Biologia pelo Centro Universitário Claretiano. Tecnólogo em Gestão Pública pela Universidade Norte do Paraná.

Graduando em Licenciatura em Biologia pelo Centro Universitário Claretiano. Tecnólogo em Gestão Pública pela Universidade Norte do Paraná.

Downloads

Publicado

2020-10-29

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA