Proposta do RPA aplicado ao contexto da Biblioteconomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2020v16n1.54681

Resumo

Aborda a respeito da tecnologia intitulada Robotic Process Automation (Automação de Processos Robóticos), coadunando dentro do contexto da Biblioteconomia sobre a possibilidade de sua aplicação. Sendo assim, o foco principal é identificar quais são as vertentes dentro da Biblioteconomia que essa tecnologia pode ser utilizada e como específicos, têm-se: conhecer esta tecnologia sob o viés da conceituação e apresentar as suas principais vantagens e benefícios. O caminho metodológico traçado foi uma pesquisa bibliográfica e exploratória. Como resultados foram detectados que tal tecnologia possui ligações na vertente na automação de software para bibliotecas, na digitalização de documentos, para evitar trabalho repetitivo, como por exemplo: catalogação, emissão de carta cobrança para usuários em atraso com a biblioteca, Disseminação Seletiva da Informação, Referência Virtual ou seja, essa ferramenta tecnológica pode trazer contribuições relevantes para o contexto biblioteconômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erik André Nazaré Pires, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Bibliotecário-Documentalista da Universidade Federal do Pará. Atualmente exerce o função de Diretor da Biblioteca Benedicto Monteiro (Campus Universitário de Ananindeua). Especialista em Ciência da Informação (2013-2015) pelo Centro de Pós-Graduação da Faculdade Integrada Carajás (CPÓS/FIC)/Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ). Bacharel em Biblioteconomia (2008-2012) pela Universidade Federal do Pará - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - Faculdade de Biblioteconomia (UFPA/ICSA/FABIB). No triênio (2015-2017) foi integrante do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB2), atuando como Primeiro Secretário e na Comissão de Comunicação. Suas áreas de pesquisa consistem em: Tecnologias da Informação e Comunicação e Comportamento Informacional. Realizou estagio na Biblioteca da Procuradoria da República do Ministério Público Federal no Estado do Pará no período de 2011 a 2012 , de 2008 a 2009 esteve vinculado como estagiário da Biblioteca da Universidade da Amazônia (UNAMA) no campus BR atuando no Setor de Referência e Processamento Tecnico. Em 2009 esteve atuando como bolsista na Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (UFPA) no Setor de Referência. Em 2010 atuou como estagiário da Biblioteca do Banco da Amazônia (BASA) realizando atividades de atendimento ao público e processamento técnicos dos materiais. No período de 2009 a 2010 foi representante de turma dos discentes de 2008 turno manhã da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA e esteve participando no período de 2010 a 2011 como integrante do Centro Acadêmico de Biblioteconomia e Documentação.

Carla Daniella Teixeira Girard, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)/Campus Paragominas

Possui Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Graduação em Formação Pedagógica de Docentes - Habilitação em Letras pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL), Especialização em Docência da Educação Superior pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Doutoranda em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) na linha de pesquisa "Pedagogias e políticas da diferença". Atualmente é Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) no Campus de Paragominas. Trabalhou como Bibliotecária-Documentalista na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) no Campus de Oriximiná, Professor Formador e Colaboradora do PARFOR/UFOPA e Vice-Coordenadora do Projeto Bibliocine. Atualmente é Coordenadora de incentivo à leitura: Projeto Cine Mais Biblio da UFRA/Campus Paragominas, Bibliotecária-Documentalista e Professora. Participa do Grupo de Pesquisa em Inovação, Engenharia e Gestão do conhecimento, e Acessibilidade (IEGA) pela UFRA/Belém e do Grupo de Pesquisa Cultura e educação pela ULBRA/Canoas, ambos os grupos encontram-se registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil. Além disso, faz parte do corpo editorial da Pantanal Editora como organizadora/revisora dos e-books da área de Educação.

Cristiane Marina Teixeira Girard, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), pesquisando dentro da abordagem da linha de Pesquisa: Estudos de Diversidade Cultural. Especialização em MBA em Gestão do Conhecimento pela Faculdade Integrada AVM e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA-2013). Atualmente bibliotecária da Universidade Federal de Rondônia (UNIR/Porto Velho- jun. 2014 até os dias atuais). Responsável pelo setor de Processamento Técnico de Periódicos. Trabalhou como bibliotecária na Faculdade de Educação e Meio Ambiente(FAEMA-jul. 2013/ maio 2014). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação. Integrante como técnica do Grupo de Pesquisa do Centro de Estudos do Imaginário Social.

Sérgio Rodrigues de Santana, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre e doutorando em Ciência da Informação, ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB). Tem licenciatura em Psicologia e formação de Psicólogo (CRP 13/7901) ambos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coordenou o seminário on Lives e olhares livres: a população LGBTQIA+ no contexto da pandemia da Covid-19 promovido pelo GEINCOS e IMCLUSOS da UFPB. Desenvolveu atividades nos programas PIVIC, PIBIC, PIBIT, PROLICEN e MONITORIA (História da Psi). Como designer gráfico desenvolve trabalhos voltados ao contexto científico, como logomarcas, capas de livros e periódicos científicos, posters, folders, certificados entre outros. Atualmente é membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Informação, Educação e Relações Étnico-raciais (NEPIERE/GEINCOS-CCSA/UFPB). Foi bolsista do Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência (NUPEDIA-UFPB/CCHL) entre 2009/2012. Tem experiência em estudos epistemológicos no foco a informação (construção do conhecimento) tendo como vetores epistêmicos as Tecnologias de Informação e Comunicação - (TIC); Psicanálise, Psicologia e cognição; população LGBTQIA+ e população negra.

Downloads

Publicado

2020-10-19

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO